CONSELHO DA ORDEM – PROVÍNCIA DO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL – 20/06/2018 A 25/ 07/2018

 

Nossa peregrinação do Conselho da Ordem iniciou-se em Areia/ Paraíba, Província do Nordeste - Brasil.

Após muitas visitas nas fraternidades e partilha da vida e missão de cada Provincial e das irmãs do Governo Geral, bem como de cada irmã em sua fraternidade, participamos, entre as visitas nas casas, de uma palestra ministrada pelo Provincial Padre Carlos Alberto da Costa Silva SCJ. O tema foi sobre a Vida religiosa Consagrada em Transformação. Foi uma grande riqueza e grandes provocações.

foto1

 

No dia 08/07/2018, as irmãs vieram para nossa Província em Duque de Caxias/RJ. Ir. Beatriz e eu viemos no dia 04, pois precisávamos arrumar o ambiente para nosso encontro com Irmão Afonso Murad – Marista. O tema aqui proposto foi Leveza Institucional. Foi muito bom também, tanto a palestra quanto os questionamentos e trabalhos pela nossa equipe.

 Começamos com uma oração e boas-vindas nas quatro línguas de nossa Congregação: Alemão, Inglês, Índia e Português). Durante a oração, cada representante de um país trouxe uma lamparina acesa e colocou sobre as faixas com as cores de nossas bandeiras, onde também aparecia o mapa do país.

Irmão Afonso Murad foi bem feliz nas suas colocações sobre a “Leveza Institucional”. Nas reflexões de aprofundamento do Conselho da Ordem, ficou bem claro que leveza inclui gratuidade, fazer o que nossa missão clama com alegria, discernimento, compromisso, contentamento e flexibilidade. Pessoas felizes com as escolhas que fizeram são gratuitas. Não concebem individualismo, rancor, insensibilidade. Há uma grande diferença entre dificuldades enfrentadas com discernimentos e otimismo e dificuldades enfrentadas com mau humor e descompromisso. É importante também tirar pesos inúteis que sobrecarregam a vida espiritual e a vida em comunidade.

 

mosaico2

 

Já havíamos começado nossa peregrinação pela missão nossa, sendo a primeira a Escola Franciscana Santa Luzia, na Vila Nova – Duque de Caxias/RJ. Todas ficaram encantadas do oásis nesta realidade sofrida! Assim foi em todas as escolas de nossa missão. 

Escola Franciscana Santa Luzia:

mosaico3

 

 

Fratenidade Santa Maria e Colégio Santa Maria

No dia 11/07, após a visita à unidade Rosa Rasuck, todas as irmãs do conselho da Ordem se dirigiram ao Colégio Santa Maria em São João de Meriti/RJ. Os Alunos fizeram apresentações de danças muito bonitas e artísticas. Dois alunos do Ensino Médio saudaram as irmãs em Inglês. Todas gostaram muito.

Em seguinda foi servido um almoço gostoso, seguido da apresentação das irmãs do Santa Maria e das irmãs do conselho da Ordem.

 

mosaico4

 

 

 

Chegou o dia do Recanto Paz e Bem... Que recepção!

Os idosos juntamente com as irmãs da fraternidade e os funcionários, recepcionaram o Conselho da Ordem com um canto sobre o Recanto de autoria da Assistente Social.

 

mosaico11

 

   

A realidade de Amambai/MS tocou muito nossas irmãs. Não conseguem entender como este povo, que já estava no Brasil antes do descobrimento, são tão discriminados pela população e pelo descaso das autoridades

Visitamos somente esta casa distante. Fraternidade Tupã_SY. As irmãs do Conselho da Ordem fizeram muitas perguntas e tentamos responder dentro de nosso conhecimento da realidade vivida e sofrida pela população indígena.

 

mosaico5

 

Após visitar quase todas as Fraternidades e realidades do Rio de Janeiro, fomos fazer uma peregrinação em Aparecida do Norte. Todas ficaram impressionadas com a fé e religiosidade do nosso povo na devoção a Maria. Saímos às 4 horas da manhã no dia 18/07 para participarmos da Missa das 9 transmitida pela TV Aparecida. Foram momentos inesquecíveis para todas nós.

 

mosaico6

 

Deixamos alguns lugares para o final da peregrinação na Província de Duque de Caxias/RJ. No dia 21/07, num lindo dia de sol, fomos ao Corcovado. Para nós, brasileiras, é uma imagem sensacional das maravilhas de Deus.  Imaginem para as irmãs estrangeiras! Ficaram encantadas com a paisagem e natureza do Rio de Janeiro!

 

mosaico7

 

A Catedral do Rio de Janeiro também encantou algumas irmãs, bem como as praias. Mas ficaram chocadas com o contraste entre ricos e pobres.

mosaico8

 

 Sítio São João – Nova Friburgo/RJ. E assim, antes de voltarem para suas terras, visitamos a Fraternidade São João, no Sítio São João, em Nova Friburgo/RJ. Que dia de sorte! Linda paisagem no caminho e no Sítio! As irmãs sempre diziam: “paradisíaco”!  Foi um dia lindo de sol, mas noite muito fria.

Muitas reuniões em cada fraternidade nos proporcionaram um conhecimento geral das Províncias e de nossa Congregação como um todo. Foi muito rico!

 

mosaico9

 

Em Duque de Caxias aconteceu o momento final da presença positiva e alegre das nossas irmãs. Após a Santa Missa em Ação de Graças por tudo de bom que aconteceu, o Conselho da Ordem se reuniu para a avaliação final. Foi muito positiva toda a partilha: o que nos tocou? O que quero enfrentar? Meu coração se abriu para quê? O que atingiu meu órgão mais sensível? O que ficou por baixo de minha pele? Que propostas temos para o futuro?

 

mosaico10

 

Chegou a hora da despedida! Era preciso voltar e continuar a vida... já estamos sentindo a falta do movimento, da alegria, das saídas e voltas das fraternidades, das irmãs. O coração ficou apertado para muitas delas e também para nós.

foto18

 

No aeroporto foi o momento final da despedida.  Até outro dia, irmãs!

Sejam sempre bem vindas!

foto19

 

 

(Ir. Sueli Rubens Sendra)

 

 

 

 

 


  • visitas 64