amazonas capatextoO Amazonas é o maior estado do Brasil. Está localizado na região Norte sendo sua capital Manaus e a sigla AM.

  • Área: 1.559.148,890 km2
  • Limites: o Estado do Amazonas limita-se ao norte com Roraima e Venezuela; a leste com o Pará; a noroeste com a Colômbia; a sudeste com o Mato Grosso; ao sudoeste com o Peru e o Acre e ao sul com Rondônia
  • Número de municípios: 62
  • População: 3,9 milhões de habitantes, com base na estimativa do IBGE para 2015
  • Gentílico: amazonense
  • Principal cidade: Manaus

 

Aspectos Históricos

A área que hoje corresponde ao Estado do Amazonas não pertencia a Portugal pelos limites definidos no Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1494.

Após o descobrimento do Brasil, a região foi alvo de exploradores portugueses. O processo influenciou na decisão do Tratado de Madri, de 1750, que dava posse definitiva da região para a Coroa Portuguesa.

O decreto de criação da Província do Amazonas foi assinado por Dom Pedro II em 1850. O nome Amazonas é de origem indígena. Vem da palavra amassunu, que ruído das águas.

Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541. No percurso, encontrou grupos indígenas, com quem guerreou.

A ocupação da região ocorreu como resultado dos ciclos econômicos. Até o início do século XX, a exploração da borracha foi o chamariz para a introdução de vilas e povoados.

Após o sucesso da exploração da borracha por ingleses e holandeses em suas colônias na Malásia, a região enfrentou estagnação econômica.

O governo federal incentivou o crescimento a partir de 1950 e, em 1967 é criada a Zona Franca de Manaus, hoje denominado Polo Industrial de Manaus. O objetivo foi acelerar o processo de crescimento industrial da região.

Leia mais:

Aspectos Econômicos

O extrativismo ainda é o principal motor de indução da economia local, que também sobrevive da indústria. A produção agropecuária é voltada para o cultivo de mandioca, arroz, laranja e banana.

No parque industrial, a produção é diversificada, com destaque para materiais elétricos, metalúrgicos, bebidas e alimentos. As indústrias locais geram 100 mil empregos diretos e movimentam US$ 36 bilhões anuais.

Como alimento base da culinária amazonense, o peixe também se configura como importante elemento na economia local.

Aspectos Geográficos

Há três patamares de altitude no relevo amazonense: os igapós, várzeas e baixos platôs. Os patamares são definidos pelo volume dos rios.

Os igapós representam áreas que permanecem constantemente inundadas. Nesses locais, a vegetação é adaptada para permanecer com as raízes permanentemente submersas.

Um pouco mais elevadas, as várzeas são inundadas no período de cheia dos rios. Já os baixos platôs ficam na parte elevada e nunca são inundadas.

O ponto mais elevado do território nacional está no Estado do Amazonas. É o pico da Neblina, que tem 3.014. O pico da Neblina fica na serra do Imeri, próximo à Venezuela.

Clima

O Estado do Amazonas é influenciado pelo clima equatorial. As chuvas são abundantes durante todo o ano e os termômetros registram temperaturas que oscilam entre 24º e 26ºC.

Floresta Amazônica

A maior floresta do mundo ocupa a maior parte do território do Estado do Amazonas. A floresta Amazônica abriga milhares de espécies animais e vegetais.

Parte da biodiversidade é utilizada para impulsionar a economia local. Entre os produtos que saem da Amazônia estão o cacau, canela, baunilha, mandioca, cupuaçu, pau-rosa, copaíba e, com ênfase, a castanha-do-brasil.

Na floresta vivem, ainda, importantes espécies de animais de grande, médio e pequeno porte. São onças, anta, ariranha, sucuri, jacaré e outros.

Cultura

Como ocorre em todos os estados brasileiros, a cultura amazônica resulta de influências indígenas, africanas e europeias. Nesse estado, porém, a influência indígena é a mais acentuada, manifestando-se na tradição oral, no artesanato e na culinária.

Entre as festas típicas, a que mais atrai visitantes é o Festival Folclórico de Parintins. O evento reproduz um duelo entre os bois caprichoso e garantido.

Leia também: Cultura do NorteÍndios Brasileiros.

Curiosidades

  • Dentro do território do Estado do Amazonas caberiam a Espanha, França, Grécia e Suécia;
  • Existem 65 grupos étnicos vivendo no Amazonas. É o estado com a maior população indígena do País, com 168,6 mil indivíduos;
  • O rio Amazonas nasce nos Andes e tem 6,3 mil quilômetros;
  • Para chegar ao Amazonas, as principais vias de acesso são a fluvial e aérea;

 


  • visitas 69