6ª Parte: História das Franciscanas de Dillingen  - Educação Social Gratuita:

 

Mosaico historia

 Este Projeto é desenvolvido em cinco Unidades Educativas situadas em área de vulnerabilidade social, na baixada fluminense, que acolhe crianças e adolescentes e se estende até aos seus familiares. Os Colégios Santa Maria e Santo Antônio são os mantenedores destas cinco Unidades.

I - ESCOLA FRANCISCANA ESPAÇO VERDE:

A Escola Franciscana Espaço Verde está situada à Avenida Automóvel Clube, 2315 – Parque Itambé – Belford Roxo/RJ.
O trabalho nesta área de grande índice de violência começou em 1987, como conscientização da Campanha da Fraternidade que versava sobre o Menor de Rua. Ali eram acolhidos menores de rua que iam e vinham livremente para alimentar-se e participar de atividades diversas como: Esportes: Capoeira, Futebol; Educação Musical: Teclado e Violão; Curso de Inclusão Digital; Curso de Artesanato: Pintura e bordado; Curso de Salão de Beleza, cabeleireiro, etc. Além dos menores, adultos também procuravam algum aprendizado neste espaço, para complementar a renda familiar. Inicialmente era chamado de CECOM – Centro Comunitário do Menor. Com o tempo, o CECOM foi mudando seu perfil de acordo com as necessidades e exigências do Governo, transformando-se em escola para atender crianças e adolescentes do Ensino Fundamental.

Assim sendo, em 18/06/2011, foi criada a Escola Franciscana Espaço Verde, atendendo cerca de 190 crianças da fase Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental em tempo integral. Os alunos recebem gratuitamente estudo, alimentação, uniforme escolar, material escolar além de uma boa formação humana. Para admissão, as famílias recebem visita da Assistente Social e, somente são admitidas as crianças em situação de vulnerabilidade social.

II - CRECHE MENINO JESUS:

Foi fundada em 17 de junho de 1985, está situada à Rua Bernardino Machado, 2031, Parque Lafaiete, em Duque de Caxias/RJ. Esta Creche acolhe cerca de 150 crianças em tempo integral, na faixa etária de 03 meses a 06 anos. Até 2007, as crianças já saíam alfabetizadas por professoras remuneradas em parceria com a Prefeitura.
Em geral são crianças cujas mães trabalham fora e deixam seus filhos na Creche Menino Jesus, aos cuidados das Educadoras e irmãs.

Este projeto abrange a faixa etária em que a criança precisa ter uma alimentação sadia para suprir as necessidades orgânicas básicas da fase de crescimento. No período em que passas na Creche, a criança recebe diariamente 05 refeições. Lá se promove e se coloca como prioridade a criança, "bênção de Deus e garantia de vida longa do povo".

Além do cuidado com a alimentação, as crianças recebem uniformes, a partir de 01 ano de idade. A Creche é munida de material didático e pedagógico para o desenvolvimento integral da criança, preparando-a para o ingresso na alfabetização da Rede Pública de Ensino. As atividades Pedagógicas são desenvolvidas em ambientes especiais, de acordo com o conteúdo a ser explorado. Recebem também aulas de música, Educação Física e Capoeira.

As professoras participam periodicamente de cursos para maior entrosamento e capacitação no trato com as diferentes idades.

Este trabalho conta com a contribuição de pessoas generosas que, como madrinhas, trazem alegrias para as crianças, em épocas especiais: no dia da criança e na época do Natal. Elas vibram de alegria! Tanto as crianças quanto as madrinhas ganham com este gesto solidário.

 


  • visitas 560