Retiro Espiritual

Retiro Espiritual

Dia vinte e um de setembro, todos os líderes da Pastoral da Criança e pessoas que apoiam este trabalho, nos reunimos na fazenda Santo Antônio, distante da sede 25 quilômetros para fazermos o nosso retiro anual. As orações iniciais ficaram a cargo da Ir. Auxiliadora que, aliás, cumpriu muito bem esta tarefa na capelinha local dedicada a Santo Antônio.
Foi convidada para direcionar as reflexões a Ir. Maria Dota das Irmãs de São José de Chamberry da Comunidade de Eunápolis, Bairro Juca Rosa.
O comerciante ” Néu do Taxi” doou o ônibus e o motorista para nos conduzir até o local. Saímos às 7:30 horas e retornamos às 16:00 horas. O retiro terminou às 14:30 horas com a Santa Missa celebrada pelo Frei Romão. Logo após houve sorteios e brindes para os líderes e homenagem para as Irmãs pelos muitos trabalhos prestados.
O tema refletido foi:  “A Vida”. Como valorizá-la, preservá-la e defendê-la. Todos gostaram e participaram ativamente.

Acompanhamento às GestantesAcompanhamento às Gestantes

Na foto, algumas gestantes e líderes que ajudam na orientação e acompanhamento das mesmas. Sempre nos encontros semanais há leituras de temas afins, entrega das cartelas “Laços de Amor” e confecção de algum artesanato de enxoval para bebê como: vidros para guardar as lembrancinhas,  algodão e cotonetes; pintura de fraldas, crochês etc...
Neste ano este trabalho ficou sob os cuidados da Ir. Eleusa.

Artesanatos

O trabalho da oficina de artesanato continua, pois ainda temos alguns materiais. Este por sua vez tem como objetivo, melhorar a renda familiar bem como, retirar os adolescente e jovens da rua. Sempre às 3ªs feiras. Às vezes vem uma mãe acompanhando os filhos e também tem interesse em aprender alguma coisa. Os locais onde há oficinas de artesanato: Casa das Irmãs, Sede da Pastoral da Criança e Cajuíta. Em nossa casa os trabalhos estão sob os cuidados da Ir. Auxiliadora. Na Pastoral da Criança, uma líder, a Marilêde acompanha toda 2ª feira e na Cajuíta a Ir. Eleusa e Anita cuidam.

Artesanatos

Celebração do dia da Bíblia

Sob a orientação da Ir. Auxiliadora os jovens que participam da Catequese da Crisma, fizeram uma bonita encenaçãoapós estudo e reflexão da Palavra.

Congresso da Catequese na cidade de Belmonte

Para comemorar o dia do Catequista houve um congresso Diocesano na cidade de Belmonte – BA. Saíram daqui às 5:00 horas e retornaram às 19:00 horas. Foi um dia muito proveitoso e participativo. Todos os catequistas gostaram e voltaram animados.
Frei Gutemberg conduziu as reflexões. Estava presente o Sr. Bispo Dom Édson e outros padres da Diocese.
Guaratinga –BA - Irmãs Auxiliadora e Eleusa.


  • visitas 522