Animais da Amazônia

A Amazônia corresponde ao maior bioma do Brasil e ainda abrange mais oito países da América do Sul, a saber: Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname.

Ela contém a maior a bacia hidrográfica do mundo (Bacia Amazônica) constituída pelo maior rio do mundo em volume de água e extensão (Rio Amazonas).

Além disso, abriga a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, chamada popularmente como de "Pulmão do Mundo", sendo considerada a maior reserva de madeira tropical do mundo.

De tal forma, a Amazônia é uma enorme fonte de riqueza natural donde abriga a maior biodiversidade do mundo, com inúmeras espécies de animais e plantas num total que variam entre 800 mil e 30 milhões.

Entretanto, especialistas apontam que esse bioma vem cada vez mais sofrendo com a ação humana do qual já foi degradada 20% de seu total, com as queimadas, desmatamento, tráfico de animais e plantas, assentamentos humanos, caça e pesca ilegais, dentre outros.

Para saber mais, acesse os links: Amazônia e Floresta Amazônica

Fauna

amazonia animalArara-canindé

 

A Amazônia é considerada a maior reserva de diversidade biológica do mundo, de forma que abriga muitas espécies de pássaros, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, insetos, donde se destacam as araras, tucanos, cobras, jacarés, sapos e borboletas.

Muitas espécies são venenosas, desde cobras como a temida Sucuri, a cobra mais pesada da terra, e diversos sapos, dos quais muitas populações indígenas utilizam nos rituais de cura e nas pontas das flechas para caçar.

Inúmeras das espécies desse bioma estão ameaçadas de extinção tal qual a anta (maior mamífero da América do Sul); as ariranhas, (animal endêmico da região); macaco-aranha; onça-pintada e, ainda; a maior víbora das Américas, a cobra surucucu.

Ainda que não esteja na lista dos animais em extinção, a Harpia, ou Gavião-real, é a maior ave de rapina do Brasil e a mais pesada e poderosa do mundo, que compõem a paisagem amazônica.

Não obstante, a Amazônia abriga muitas espécies exóticas de pássaros, peixes e aves, o que desperta o interesse do comércio mundial, contribuindo para a degradação do ambiente, a partir do contrabando de animais e plantas silvestres, caça predatória, pesca, dentre outros.

Muito importante notar que devido a sua extensão (cerca de 8 mil quilômetros quadrados), esse bioma sofre com a falta de fiscalização.

Algumas das espécies de animais presentes no bioma da Amazônia:

Anta (Tapirus terrestris)

Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis)

Arara-canindé (Ara ararauna)

Arara-vermelha (Ara chloropterus)

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis)

Cachorro-vinagre (Speothos venaticus)

Caititu ou porco-do-mato (Pecari tajacu)

Cobra-cigarra ou jequitiranaboia (Fulgora sp.)

Coró-coró (Mesembrinibis cayennensis)

Garça-real (Pilherodius pileatus)

Gavião-real (Harpia harpyja)

Irara (Eira barbara)

Jacaré-açu (Melanosuchus niger)

Jacaretinga (Caiman crocodilus)

Jararaca-cinza (Bothriopsis taeniata)

Macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus)

Mariposa-atlas (Rothschildia sp)

Onça-pintada (Panthera onca)

Pavãozinho-do-Pará (Eurypyga helias)

Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis)

Saí-andorinha (Tersina viridis)

Sucuri (Eunectes murinus)

Suçuarana (Puma concolor)

Surucucu (Lachesis muta)

Além desses, a Amazônia conta com diversas espécies de saguis, preguiças, cutias, morcegos, tucanos, enguias, piranhas, dentre outros.

Para saber mais: Animais em Extinção na Floresta Amazônica

Flora

Tal qual a fauna, a flora da Amazônia é muito extensa com diversas espécies endêmicas e exóticas, composta aproximadamente de 2.500 espécies de árvores, cerca de 30 mil espécies de plantas, das quais 100 mil delas correspondem ao total de plantas existentes em toda a América do Sul.

Algumas árvores nativas da Amazônia são: seringueira, mogno, cedro, sumaúma, andiroba, pupunha, castanha-do-pará; com diversos tipos de frutas: açaí, cacau, caju, jaca, manga, figo, ingá, mescla, cupuaçu, dentre outras.

 

 


  • visitas 90