INÍCIO DAS AULAS: 01 de fevereiro

No dia 01 de fevereiro, uma quarta-feira, o Centro Franciscano Santa Luzia iniciou suas atividades pedagógicas no ano letivo corrente. Fizemos a experiência de ter as crianças novatas da Pré-escola I nos três primeiros dias. Uma experiência muito boa! No dia 06, segunda-feira, retornaram das férias as crianças da Pré-escola II, com algumas também novatas para essa fase escolar.

Sobre a realidade da Comunidade Vila Nova, este ano o Batalhão de Polícia de Duque de Caxias está com um contêiner instalado na entrada das ruas que ladeiam o valão existente no Parque Vila Nova, próximo à nossa escola. Diariamente tem policiais, inclusive com viaturas, na redondeza. A ação do tráfico de drogas está inibida devido à presença da polícia na comunidade. Não estamos tendo a desagradável presença dos envolvidos com o trafico na rua principal, onde temos a Comunidade Eclesial e Escola.

Agradecemos a Deus a proteção e a oportunidade de cada ano recomeçar nosso trabalho pedagógico e afetivo com as crianças e suas famílias.

 

pre 1 2 Mosaico

 

BAILE DE CARNAVAL

As crianças do Centro Franciscano Santa Luzia tiveram no dia 24 de fevereiro, sexta-feira antes do recesso de Carnaval, o baile com as marchinhas. Cada turma pode apresentar um bloco com uma marchinha-tema para desfilar. Após os desfiles dos blocos, as crianças se soltaram com as músicas alegres de carnaval.

 

Carnaval Mosaico

 

PROJETO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 2017

No dia 14 de março deu-se a abertura do Projeto Escolar 2017 no Centro Franciscano Santa Luzia. Durante o ano letivo a obra do escritor Monteiro Lobato, o SITIO DO PICAPAU AMARELO, será o “carro-chefe” das nossas atividades e da culminância “Portas Abertas 2017”. O tema é “O Sitio de Monteiro Lobato” e o lema é “Era uma vez o mundo de Lobato”.

As aulas estão sendo enriquecidas com as personagens do Sítio através de histórias contadas, desenhos animados, ilustrações e personagens que “aparecem para visitar” as crianças!

É muito bom poder proporcionar algo que encanta as crianças!!! As personagens do Sítio mexem com os sentimentos dos pequenos. A inocência do Pré I encanta e a perspicácia do Pré II preenchem nossas atividades pedagógicas!

 

emilia mosaico

 

SEMANA SANTA/PÁSCOA

“Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais do que fé, Páscoa é amor”. (Albert Einstein)

No dia 13 de abril celebramos a Páscoa na Capela de Santa Luzia, mesmo local da nossa escola. Foi uma celebração bonita, simples, com símbolos pascais e a partilha do pão e do vinho (suco de uva) para refletirmos a Ressurreição de Jesus. Foram dois horários de celebrações, primeiro o Pré-escolar I e depois o Pré-escolar II.

A celebração foi feita com o cuidado de revelar às crianças a amizade e o amor de Deus por todos nós. As crianças participaram com atenção do momento celebrativo proposto.

E ao final do dia, teve a brincadeira de “Caça ao Tesouro” (encontrar os bombons pela escola) e a lembrança de Páscoa!

 

pascoa mosaico

 

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, pois é a data do seu nascimento. E o escritor Monteiro Lobato dedicou-se, como poucos, à Literatura Infantil no Brasil.

No dia 18, terça-feira, as professoras da disciplina de Linguagens Oral e Escrita prepararam um momento especial para as crianças: algumas crianças foram caracterizadas como as personagens do Sítio do Picapau Amarelo para apresentar cada personagem. Depois as crianças tiveram a oportunidade de manusear os livros disponíveis na escola.

Ainda no dia 20, quinta-feira, as crianças assistiram o desenho animado do episódio da “Pílula falante”, onde conta a história de quando a Boneca Emília começou a falar... e falar muito. E depois... a grande personagem do episódio visitou as nossas crianças!

 

livro mosaico

 

 

 

 

 


  • visitas 366