- Lema: “Cultivar e Guardar a Criação”

Ao falar de Biomas numa Campanha da Fraternidade, a Igreja pensa no cuidado que devemos ter para com a natureza, porque entende que é obra de Deus e precisa ser bem utilizada. No centro da questão está a pessoa humana e tudo foi criado para a realização de sua vida com qualidade. Na verdade, Deus quer que as pessoas sejam felizes no relacionamento com a obra criada.

O termo “Bioma” significa vida, que está relacionado com todos os elementos vivos contidos na Natureza. Mas quando caminhamos para a destruição, estamos tirando a beleza natural que vem da criação. Basta perpassar os diversos biomas brasileiros e sentir, com tristeza o nível de destruição.

Não podemos esquecer da capacidade de recuperação contida na natureza. Basta dar espaço e tempo concreto de oportunidade para o seu rejuvenescimento.

Cada bioma, no território brasileiro, tem sua abrangência e particularidades próprias. 

 

1. Amazônia

Considerado o maior Bioma brasileiro e a maior reserva de diversidade biológica do mundo, o bioma Amazônia corresponde a quase metade do território nacional. Abrange os estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. O Clima dessa região é quente e úmido e sua vegetação caracterizada pela floresta fechada com árvores de grande porte.

 

 

 

2. Cerrado

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão e abrange os estados: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados. O clima predominante no cerrado é tropical sazonal e sua vegetação caracterizada por árvores de troncos retorcidos, gramíneas e arbustos.

 

cerrado mosaico

 

3. Caatinga

A Caatinga ocupa grande parte da região nordeste do país e abrange os estados: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco,Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Além disso há presença desse tipo de bioma em pequenas partes dos estados do Maranhão e de Minas Gerais. Típico do clima semiárido localizado no sertão nordestino, a caatinga apresenta uma vegetação arbustiva de médio porte, com galhos retorcidos e presença de cactus.

 

caatinga mosaico

 

 4. Mata Atlântica

A Mata Atlântica ocupa a faixa litorânea de norte ao sul do país, a qual engloba a totalidade de três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e pequenas porções de onze estados. O clima predominante é Tropical-úmido com altas temperaturas e índice pluviométrico. A Vegetação nesse bioma é marcada pela presença de árvores de grande e médio-porte formando uma floresta densa e fechada.

 

mata atlantica mosaico

 

5. Pantanal

O Bioma Pantanal, considerado o de menor extensão territorial do país, abrange dois estados brasileiros, a saber: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima predominante é tropical continental com altas temperaturas e chuvas, de verão chuvoso e inverno seco. A vegetação do pantanal é marcada pelas gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos. O nome desse bioma remete às regiões alagadiças presentes, ou seja, os pântanos.

 

pantanal mosaico

 

6. Pampa

O Pampa é o único bioma presente somente numa unidade federativa, ou seja, ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul. O clima é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte. Além disso, esse bioma é constituído de grandes áreas de pastagens em que se desenvolvem grandes rebanhos.

Com esta Campanha da Fraternidade a igreja quer que tomemos consciência da necessidade de preservar esses biomas. É neles que a população vive e constrói sua vida. Ela quer que admiremos a beleza e a riqueza da obra da criação e cuidemos dela com todo carinho e responsabilidade. Não podemos nos conformar com uma cultura que deteriora o meio ambiente destrói a natureza.

O Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato si (LS 217), propõe uma conversão ecológica, uma mudança de mentalidade e de rumo em relação ao nosso relacionamento com a natureza. A qualidade de vida das pessoas depende muito do cuidado com a preservação da obra criada por Deus. Ela não pode ser explorada de forma irresponsável e sem sustentabilidade.

 

pampa mosaico  

 

 

 


  • visitas 443