I - FRATERNIDADE MARIA DE NAZARÉ

As irmãs que moram nesta fraternidade, em Guaratinga/BA, pequena cidade mais ao sul da Bahia, prestam serviços diversificados nesta realidade carente e sofrida.
Como a fome não faz parte do projeto de Deus, nossas irmãs juntamente com a Pastoral da Criança, procuram combater a fome através do Projeto da Multimistura – complemento alimentar.
Para o desenvolvimento deste Projeto, as irmãs contam com a ajuda de algumas Agentes da Pastoral da Criança, que trilham pelos caminhos mais pobres onde encontram diversas realidades.

Com sol ou chuva, estas senhoras e também jovens dedicam parte de seu tempo para o bem dos que mais necessitam.
Elas preparam a multimistura na Casa da Pastoral da Criança, realizam reuniões com os pais para orientá-los sobre o uso correto da multimistura e sobre a importância do peso das crianças correspondente a sua idade. Este projeto já recuperou inúmeras crianças abaixo do peso ideal.

Além deste trabalho, as irmãs preparam remédios alternativos para algum mal. Além destas atividades, as irmãs ajudam na formação de lideranças da Paróquia; acompanhamento da Pastoral do Batismo, Crisma e Eucaristia; participam e orientam a Liturgia; administram ministérios de alguns sacramentos; Pastoral da Escuta; visitam as famílias. Desenvolvem trabalhos na Oficina de Artesanato, onde adolescentes, jovens e adultos possam melhorar sua renda familiar através de seus próprios trabalhos. Esta casa foi fundada em 05/02/1984 e situa-se na Avenida Joana Moura, 439.

II - FRATERNIDADE SANTA ELISABETH

A Fraternidade Santa Elisabeth foi fundada em 20/09/1987 como Casa de Formação. Localiza-se na Rua Gil de Queirós, 505 – Parque Analândia – São João de Meriti/RJ. Algumas de nossas irmãs receberam formação para a Vida Religiosa nesta realidade perto da Comunidade da Light, área de vulnerabilidade social.
Além da formação, as irmãs que lá atuam, juntamente com formandas, prestam um serviço na Comunidade Maria Mãe do Libertador. Ajudam nos Cultos Dominicais. Reúnem as poucas mulheres guerreiras que participam da Comunidade para Oração do Terço; partilha da Palavra; preparação da Liturgia Dominical e ainda oferecem o espaço na Creche Menino Jesus para encontros da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Muitas vezes, nossas irmãs também assessoram estes encontros.

 


  • visitas 560