Assembleia

TEMA: Família Franciscana: Memória, Profecia e Realidade

LEMA: Olhar o passado com gratidão, olhar o presente com paixão e olhar o futuro com esperança. (Papa Francisco)

A XVII Assembleia Geral Ordinária Eletiva da Família Franciscana do Brasil (FFB) aconteceu em São Paulo, na Casa da Congregação das Irmãs da Santa Paulina entre os dias 06 a 09 de julho de 2015.
Éramos um grupo de mais ou menos 100 a 110 membros de Congregações Franciscanas e Clarianas diversas: ramo feminino e masculino.
Iniciou-se a Assembleia com a Santa Missa presidida por Dom Claudio Hummes, Cardeal, Prefeito Emérito da Congregação para o Clero e Arcebispo emérito de São Paulo. Sua homilia foi de grande profundidade. As suas palavras tocaram os corações dos participantes que faziam eco várias vezes durante a Assembleia. Em seguida, todo o grupo foi para o Auditório onde aconteceria a Assembleia. Após a composição da mesa, o Presidente Frei Éderson Queiroz motivou a assembleia e passou a palavra para os moderadores escolhidos anteriormente.
O relatório do triênio foi apresentado por Irmã Silma de Araujo das Irmãs Nossa Senhora do Amparo, por Frei Éderson Queroz, OFMCap, e por Nivaldo Moreira da Silva, da Ordem Terceira Secular.
O tema proposto foi apresentado por Frei Moacir Casagrande, Frei Vitório Mazucco e Frei Éderson. Estes apresentaram na sequência: Memória, Profecia e Realidade e seus desafios no momento presente.
Dois assuntos importantes entre outros foram tratados nesta Assembleia:
1. Reformulação do Estatuto com duas decisões importantes: acrescentar Conferência ao nome Família Franciscana do Brasil, passando a chamar-se: Conferência da Família Franciscana do Brasil. Irmã Tereza Diniz motivou muito bem a assembleia sobre a importância deste acréscimo para que a Família Franciscana possa ser reconhecida civil e juridicamente.
2. A segunda decisão, também a conselho de Ir. Tereza Diniz é a mudança de período de gestão de três para quatro anos para o novo Conselho Diretor e seguintes.
Foram sugeridas prioridades em trabalho de grupo para o quadriênio do Conselho recém eleito. Estas prioridades foram compiladas por uma equipe e apresentadas à assembleia que novamente se reuniu em grupos numa outra oportunidade para seleção de duas prioridades. Apresentadas ao grupão, foi delegado ao novo Conselho Diretor a responsabilidade de selecionar as mais repetidas, formular objetivos e estratégias.
Foi lembrado que em 2016 será celebrado 50 anos da Família Franciscana do Brasil, hoje CFFB. Em 2017, pensa-se em fazer um grande evento celebrativo em nível nacional.
Esta Assembleia foi muito familiar e positiva, alegre e de revigoramento e união da Família Franciscana em torno dos anseios do Papa Francisco que, constantemente, tem colocado a mística franciscana no centro da reflexão da Igreja, seja com a Encíclica "Laudato Si", seja com o ano da Vida Religiosa Consagrada ou ainda a proclamação do Ano da Misericórdia.
Frei Fidêncio – Ministro dos Frades OFM destacou a importância da presença franciscana em assumirem esse protagonismo da Igreja.

A nova diretoria para o quadriênio ficou assim composta:
Presidente – Frei Éderson Queiroz;
Vice-presidente – Ir. Cleusa Aparecida Neves;
Conselheiros – Nivaldo Moreira (OFS), Frei Gilson Nunes (OFMConv) e Mayara Ingrid Souza (Jufra);
Suplentes – Ir. Ivone Rupolo e Frei José Francisco de C. dos Santos (OFM).
Conselho Fiscal foram eleitos: Ir. Luzia Pereira, Ir. Tânia Bulhões e Frei Vitório Mazzuco (OFM), ficando como Suplentes: Ir. Sueli Rubens Sendra e Ir. Rosalia Sehnem.

(Ir. Sueli Rubens Sendra)

• visitas 726