Santa Matilde

Santa MatildeNas igrejas, a imagem de Santa Matilde mostra-a com a Bíblia numa mão e uma bolsa de dinheiro na outra. Da bolsa saem rios de moedas, que representam o dinheiro que ela dava aos pobres.

Aliás, esta caridade foi sua graça no céu e sua desgraça na terra. Matilde era filha de nobres saxões. Nasceu em Westfalia, por volta do ano 890 e foi educada pela avó, também Matilde, abadessa de um convento de beneditinas em Herford.

Dizem os escritos que tinha impressionante beleza e casou-se aos 14 anos com Henrique, duque da Saxônia, que em pouco tempo se tornou Henrique I, rei da Alemanha.

Foi um reinado justo e feliz para o povo. Segundo os relatos, muito dessa justiça recheada de bondade se deveu à rainha que, desde o início, mostrou-se extremamente generosa com os súditos pobres e doentes.

Enquanto ela assistia à população e erguia conventos e escolas, Henrique tornou a Alemanha líder da Europa, salvando-a da invasão dos húngaros, regularizando a situação de seu país com a Itália e a França e exercendo ainda domínio sobre os eslavos e dinamarqueses.

Tinha paz em sua terra, graças à rainha, e por isso podia se dedicar aos problemas externos, em prol de sua nação. Mas esse paraíso terrestre logo chegou ao fim. Henrique I faleceu e começou o sofrimento de Matilde.

Antes de morrer, o rei havia indicado para o trono seu filho Oton, mas seu outro filho Henrique queria o trono para si. As forças dos dois príncipes entraram em guerra, para desgosto de sua mãe. O exército de Henrique foi derrotado,

Oton firmou-se no trono e, logo, os filhos se voltaram contra a mãe, alegando que ela esbanjava os bens da coroa com a Igreja e os pobres. Tiraram todas as suas posses e ordenaram que deixasse a corte. Matilde, desgostosa e infeliz, retirou-se para o Convento de Engerm.

Somente muitos anos mais tarde os filhos se arrependeram do gesto terrível de ingratidão, devolvendo à mãe o que lhe pertencia. De posse dos seus bens, Santa Matilde distribuiu-os para os pobres, continuando a viver no convento onde desenvolveu o dom dos milagres e das profecias.

Faleceu em 968, sendo sepultada ao lado do marido, no convento de Quedlinburgo. Foi venerada como santa pelo povo a partir do momento em que morreu.


  • visitas 267