Anunciação Do Anjo À Virgem Maria

Anunciação Do Anjo À Virgem MariaAnunciação do Senhor

A visita do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, quando esta se encontrava em Nazaré, cidade da Galiléia, marca o início de toda uma saga que cumpriria as profecias do Velho Testamento e daria ao mundo um novo caminho.

Ali nasceu também a oração que a partir daquele instante estaria para sempre na boca e no coração de todos os católicos: a Ave Maria.

Maria era uma jovem simples, noiva de José, um carpinteiro descendente direto da linhagem de Davi. A cerimônia do matrimônio daquele tempo, entretanto, estabelecia que os noivos só teriam contato sexual depois de um ano das núpcias.

Maria perturbou-se ao receber do anjo o aviso de que daria à luz um filho, a quem deveria dar o nome de Jesus, enviado por Deus para salvar a humanidade e cujo reino seria eterno.

Mas a aceitação de Maria de sua missão e a confiança demonstrada em Deus e seus desígnios mostram por que foi ela a escolhida para ser instrumento divino nos acontecimentos que iriam mudar o destino da humanidade.

Ao perguntar como poderia ficar grávida, se não conhecia homem algum e receber de Gabriel a explicação de que seria fecundada pelo Espírito Santo, por graças do Criador, sua resposta foi tão simples como sua vida e sua fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se a Sua vontade".

Por isso a data de hoje marca e festeja este evento que trata de um dos fenômenos mais importantes da história do homem na Terra: a chegada do Messias, profetizada séculos antes.

O episódio está narrado em várias passagens importantes do Novo Testamento. A festa da Anunciação do Senhor é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente.


  • visitas 998