V - CENTRO FRANCISCANO SANTA LUZIA

Embora as Irmãs Franciscanas de Dillingen tivessem uma parceria com a "Paróquia", depois Catedral Santo Antônio, remunerando 10 professoras, a Catedral assumia a administração e merenda escolar da Escola Santa Luzia. Em 2005, as Irmãs assumiram de vez a escola que passou a se chamar Centro Franciscano Santa Luzia e se situa na Rua Capineira, 89 - Parque Vila Nova - Duque de Caxias/RJ. Há quase 30 anos, esta realidade do antigo Lixão, hoje Comunidade Vila Nova, tem sido assistida das formas mais diversas, e épocas também diversas, por nossas irmãs. Lá, na entrada da Escola, as Irmãs construíram uma Capela que atende a comunidade local com Santas Missas, oração do terço ou cultos presididos por uma irmã ou seminaristas.

Foi sempre uma preocupação do Colégio Santo Antônio investir na educação, nesta comunidade da Vila Nova. Portanto, aceitou o desafio de realizar um sonho há muito tempo sonhado: abrir neste espaço uma escola infantil gratuita. Ampliado e reformado, o Centro Franciscano acolhe cerca de 150 crianças em tempo integral, do Infantil- Pré-escola I e II. Além da gratuidade em tempo integral, as crianças recebem uniforme, alimentação sadia durante todo o dia e muito carinho da direção, coordenação e professores.

O Objetivo principal deste Centro Educativo é preparar bem as crianças no desenvolvimento psicomotor para que possam acompanhar sem dificuldade o Ensino da Rede Pública ou Particular de pequeno e médio porte, além de suprir a carência alimentar.
Alguns benfeitores alemães realizam missões na Alemanha em suas paróquias, com vistas a despertar a solidariedade com os países mais pobres. Assim o Centro Franciscano Santa Luzia, recebe a contribuição dos doadores com o objetivo de ajudar no desenvolvimento Humano e intelectual das crianças que frequentam esta unidade.

 santa luiza2

 III - COLÉGIO SANTA CLARA – URUBICI/SC

Propositalmente deixamos o Colégio Santa Clara para o final das escolas, pois queríamos abordar as escolas que são suportadas pelos Colégios aqui da Baixada.

O Colégio Santa Clara fica numa bonita região serrana de Santa Catarina, cercada de muito verde, montanhas e pinheiros elegantemente dispostos. As pioneiras nesta região foram Ir. Christholda Hübler, Ir. Willigis Bügler, Ir. Udalrika Pinkert e Eveline Biebl onde iniciaram sua missão no Hospital São José, pertencente à Diocese de Lages/SC. Depois vieram as Irmãs, Theodora (Helene) Cremer e Marion que, juntamente com Ir. Christholda, iniciaram o Colégio Santa Clara, em 1961. A princípio, era uma Escola Doméstica. O número de alunos neste começo era de 81 jovens.
Com o passar do tempo, a pedido dos urubicienses, a Escola Doméstica passou a ser uma escola regular, atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II. Não foi nada fácil construir o Colégio Santa Clara. Irmã Christholda, mulher de garra e muita fé ia para Florianópolis/SC para comprar materiais de construção que vinham em caminhões com estradas estreitas e muitos precipícios. Quanta dificuldades vivenciaram!
Hoje, como a cidade é pequena e existem escolas públicas bem estruturadas, o Colégio Santa Clara tem poucos alunos e só se sustem com uma anuidade compatível com a região. São cerca de 312 alunos.

O ensino é de qualidade e a grande preocupação é formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Muitos alunos só completam o Ensino Fundamental I e continuam seus estudos em Florianópolis/SC pela oportunidade de iniciarem lá a Faculdade. Já houve tentativa de fechar o Colégio, mas, a pedido dos pais e manifestação na cidade, estamos prosseguindo com uma Diretora leiga bastante dedicada e competente. Como nossa missão é estar nas periferias e áreas mais necessitadas, vamos sustentando a vida do Colégio Santa Clara, enquanto as forças e a situação financeira o permitirem.

O que nos impulsiona em nossa tarefa e missão "é viver em função da vida".

 Santa clara2

 

 


  • visitas 637