• vida_consagrada.jpg
  • vida_consagrada2.jpg
  • vida_consagrada3.jpg
  • vida_consagrada5.jpg
  • vida_consagrada6.jpg
  • vida_consagrada7.jpg
  • vida_consagrada.jpg
  • vida_consagrada2.jpg
  • vida_consagrada3.jpg
  • vida_consagrada5.jpg
  • vida_consagrada6.jpg
  • vida_consagrada7.jpg

Aparecida do Norte, SP, 7 a 10 de abril de 2015

565

Mais de dois mil consagrados reuniram-se de 7 a 10 de abril, em Aparecida, para o Congresso Nacional da Vida Religiosa Consagrada, organizado pela Conferência dos Religiosos dos Brasil (CRB Nacional). Nossa Ir. Maria Helena de Souza, teve a graça de participar deste rico Congresso.


O Congresso teve como tema: “Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: Atitude Profética, Processo Mistagógico”, e lema “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? (Lc 24,32)”, à luz do tema do Ano da Vida Consagrada proposto pelo Papa Francisco, “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.

O cardeal Dom Raymundo Damasceno ficou surpreso com a participação de tantos religiosos e religiosas neste congresso. “De fato, ter 2.200 religiosos reunidos aos pés de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é algo, realmente, extraordinário”. Dom Raymundo acolheu todos os participantes agradecendo aos que vivem sua vocação a serviço do Reino de Deus nas mais diversas realidades. “A Igreja deve um tributo de gratidão pelo trabalho incansável no campo da pastoral, educação, saúde; na atenção aos pobres e marginalizados; na promoção e defesa da vida; na promoção da paz e do bem comum de todo o povo brasileiro”. O cardeal convidou todos os participantes a vivenciar este momento, em que todos pudessem renovar “a sua consagração através dos seus compromissos já assumidos com a profissão dos votos, cada um no seu instituto, na sua ordem. Que na fidelidade e atualização dos seus carismas nos dias atuais, cada um possa ser cada vez mais, presença no mundo de hoje”.


A programação do Congresso Nacional da Vida Consagrada incluiu momentos de estudo, partilha e oração. Foram quatro dias onde nos reunimos para rezar, refletir, dialogar, e celebrar a ação de Deus na Vida Consagrada, reafirmar o nosso compromisso com Cristo, que nos envia para os lugares onde a vida é mais ameaçada. “É lá, o lugar da Vida Consagrada”, disse Ir. Inês Vieira Ribeiro, presidente da CRB Nacional.


Na terça-feira (7) o padre Geraldo Kolling (SJ) proferiu a palestra com o tema:  “Resgatando o Caminho”. Prosseguindo com os trabalhos do dia, o padre Paulo Suess, assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), abordou o tema:  “Peregrinos vigilantes, Místicos militantes, Profetas de uma Igreja em saída”.


Na quarta-feira (8) no primeiro momento, Ir. Annette Havenne abordou o tema: “do Ministério à Mistagogia”. Durante o dia, outros palestrantes também apresentaram profundas reflexões. Na noite desta quarta-feira, após um longo dia de espiritualidade e reflexão, os participantes do Congresso foram até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para a Celebração da Luz. Na casa da Mãe, a primeira discípula missionária, consagrados e consagradas rezaram em favor das causas abraçadas nas diversas frentes de missão. A celebração foi conduzida por uma equipe liderada por mulheres consagradas que ocuparam o presbitério do Santuário e animaram a assembleia. Entre cânticos, salmos e orações, dezenas de velas foram acesas na luz do Círio Pascal indicando que a vocação da Vida Consagrada está alicerçada em Cristo.


Na quinta-feira (9) o tema das reflexões foi em torno da “Esperança para a Alegria”. Irmã Mercedes Sánchez - Presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), foi uma das conferencistas do dia.


Na manhã de sexta-feira (10) foi celebrada uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A celebração de encerramento foi  Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas (TO) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito Guimarães. Concelebram com Dom Pedro, o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José, o Bispo Auxiliar de São Paulo, dom Júlio Endi Akamine, o bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Braschi bem como, diversos sacerdotes presentes. Em sua homilia, dom Pedro Brito deixou uma profunda mensagem de apoio e encorajamento a todos os consagrados e consagradas presentes na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. “Queremos atender ao pedido do Papa Francisco: ‘viver o vigor do Evangelho’ e anunciá-lo. A Palavra de Deus é ponto central em nossas vidas”.

Ao concluir o Evento, a Irmã Maria Inês, presidente Nacional da CRB, convidou a assembleia a viver com paixão, a experiência do Congresso, vibrando com cada momento, com cada desafio. E finalizou dizendo:

 "Construamos juntos a Vida Religiosa Consagrada, vivendo os apelos do papa Francisco, de sermos peritos de comunhão, pois a mão do Ressuscitado prepara o nosso  futuro”! 

 

 

 

 


  • visitas 1480