No dia 10 de junho de 2023, celebramos na Comunidade Porciúncula, Rio das Ostras/RJ, os 60 anos de Vida Religiosa de Irmã Maria Helena de Souza (Maria Luiza de Souza)
Foi uma celebração festiva, embora simples. O Pe. Marcelo Campos, Pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição, convidou Irmã Helena para entrar solenemente, junto dos coroinhas, leitores, ministros e o Presidente da Celebração.
Logo no início, após os ritos iniciais, Ir. Sueli Sendra, que compõe a fraternidade junto de Ir. Helena, fez uma memória da vida de Irmã Helena e sua caminhada na Vida Religiosa Consagrada, que neste ano celebra o Jubileu de Diamante.
Segue a memória feita por Ir. Sueli
SANTA MISSA DOS 60 ANOS DE VIDA RELIGIOSA DE IRMÃ HELENA
“Boa noite! Paz e Bem!
Hoje, estamos aqui para celebrar com alegria, nesta Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, os 60 anos de Vida Religiosa de Irmã Maria Helena, justamente neste Ano Vocacional, decretado pelo Papa Francisco. Escutemos um pouco de sua caminhada na Vida Religiosa Consagrada!
Ir. Helena é capixaba, de uma família simples e de fé profunda. Ainda muito jovem, adolescente, sentiu o chamado de Deus para a V. R. C. e, como Maria, deu seu “SIM” a Deus para seguir Jesus Cristo como Religiosa Franciscana de Dillingen. Dillingen é uma cidade na Alemanha, onde nasceu a Congregação, há 782 anos. E Deus nos acompanhou até aqui. E não nos deixará, pois sentimos que nossa missão no meio do povo é importante.
Ir. Maria Helena foi Diretora no Colégio Santa Maria, em São João de Meriti, por 36 anos, quando, na época, chegamos a 3.000 alunos. Ir. Maria Helena é uma pessoa de coração grande. Foi firme na educação dos alunos, mas bondosa ao mesmo tempo. Criou muitos laços de amizade até hoje.
Passou por outras Fraternidades e casas de pastorais, além de escolas. A última foi em Ecoporanga/ES. Lá, ela e Irmãs da Fraternidade, trabalharam com os Frades Capuchinhos e os acompanhavam pelas comunidades rurais, atendendo 53 comunidades, além da Matriz. Tivemos que fechar a fraternidade de Ecoporanga e, com ela, eu vim formar uma fraternidade aqui em Rio das Ostras que, por sinal, estamos gostando muito.
Ir. Helena é uma mulher forte no corpo e na alma. Foi sempre firme nas suas decisões.
Neste ano, comemoramos seu jubileu e queremos deixar para vocês o testemunho de perseverança e fidelidade que marcaram sua vida. Mesmo diante das dificuldades e desafios que qualquer tipo de chamado a pessoa passa, Ir. Helena deixa a marca da fé, da esperança e o amor a Jesus Cristo e a seu Reino. Marcas que dão sentido à vida. Teve e continua tendo, muito amor e muitas alegrias pela sua Consagração!
Querida Ir. Helena,
Você celebra seu Jubileu de Diamante. O diamante, retirado do solo, é uma pedra bruta. Quando trabalhado, lapidado, torna-se uma das pedras mais preciosas. Você, durante sua vida, se deixou lapidar cada dia pelo maior ourives do mundo, Jesus Cristo. E assim pode se tornar uma joia preciosa para nossa Província e Congregação. O diamante pode ter muitas facetas nele lapidados. Cada uma das Irmãs jubilares têm tantas facetas quantas conseguiram se deixar lapidar.
Parabéns pelo seu SIM à Vida Religiosa Consagrada! Parabéns pela doação a Deus e a seu Reino!
Nesse momento, queremos lhe oferecer o maior presente - a SANTA MISSA - presidida e participada com esse povo maravilhoso de Rio das Ostras! Deus seja louvado por sua vida”!
No domingo, dia 11, comemoramos com Ir. Maria de Fátima Petri, Provincial, Ir. Maria Rodrigues e duas Irmãs Sacramentinas: Ir. Dersi e Ir. Sebastiana, e nossa querida amiga Angélica Fonseca.
O esposo de Angélica cuidou do churrasco gostoso para o almoço. Depois foi a festa com bolo e docinhos.
Foi um momento descontraído e alegre! O churrasqueiro caprichou no churrasco.
Louvado seja Deus por essa vida de serviço e grande doação à Província, à Congregação e ao Reino de Deus!