No dia 5 de dezembro, celebraremos o 2º Domingo do Advento de 2020. Como sugestão para esta data, o Calendário Religioso Marista resgata um ensinamento do Papa Francisco:

“A pessoa vigilante é a que aceita o convite a vigiar, ou seja, a não se deixar dominar pelo sono do desencorajamento, da falta de esperança, da desilusão; e ao mesmo tempo, rejeita a solicitação de tantas vaidades de que o mundo está cheio e atrás das quais, por vezes, se sacrificam tempo e serenidade pessoal e familiar” (Francisco, 2017).

Nesse sentido, podemos nos perguntar: estamos confiando no tempo de Deus ou nos deixando levar pela pressa e pelas distrações do mundo atual? Estamos direcionando nosso foco para o que e quem realmente importa? 

Tempo de preparação

Em síntese, podemos chamar a segunda semana do Advento de tempo de preparação. E, principalmente, de acolhimento das novidades de Deus. 

A fim de dar sequência à trajetória baseada em quatro personagens bíblicos que remetem ao nascimento do Salvador, queremos recordar o exemplo de São João Batista. Primo de Jesus que ficou conhecido como o último dos profetas. Aquele que disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Antes de mais nada, João Batista era um anunciador da Boa Nova. Assim como um denunciador daquilo que tirava o povo dos caminhos de Deus. Por isso, que possamos nos inspirar em seu discernimento de reconhecer a chegada do Messias e o Verdadeiro Deus.

Essa reflexão sobre essas importantes figuras bíblicas conta com a contribuição do Padre Luciano José Toller, da Paróquia Universitária Jesus Mestre da PUCPR. Ela fundamenta-se em conteúdos disponibilizados pelos portais do Vatican News, da CNBB, dos Dehonianos e Dominnus.

 

Fonte/Internet: https://marista.org.br/


  • visitas 839