CONTINUAÇÃO CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

 

 I PARTE (VER) VIU, sentiu compaixão e cuidou dele ´ O OLHAR DE JESUS – ATENÇÃO AOS OUTROS “Deus viu que tudo era muito bom. Este primeiro olhar do Criador se reflete no olhar de Cristo”

(JP II, 31/03/1985). ´ A quaresma nos convida a uma profunda conversão e nos põe diante de Jesus, que nos oferece, na parábola do Bom Samaritano, duas formas de olhar: ´ um olhar de sacerdote e levita que vê e passa adiante; ´ um olhar de samaritano que vê e permanece. ´ Diante desses olhares, a vida humana em perigo!

  1. ´ O olhar que abandona a vida das pessoas A realidade mostra que serão muitos os esforços para que realmente a vida esteja em primeiro lugar ´ Crianças e adolescentes (dados de 2017) ´ 22,6% das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos vivem em situação de extrema pobreza. ´ 9,4 milhões de menores com renda familiar per capita mensal de ¼ de salário mínimo = R$ 234,25. (Abrinq, cenário da infância no Brasil 2019). ´ 2,5 milhões de crianças e adolescentes até 17 anos, trabalham. ´ 6,4% das adolescentes são mães antes dos 19 anos. E os pais? ´ 11,7 mil crianças e adolescentes foram assassinadas em 2017.

´3 milhões de domicílios estão em favelas. ´65% das escolas não possuem quadra esportiva. ´ Ainda mais dados da educação no Brasil: • 92 milhões (44%) de brasileiros não lê (Pesquisa Retratos da Leitura, 18.05.16). • 62 milhões (30%) nunca comprou um livro. • Para 67% da população (140 milhões) não houve uma pessoa que incentivasse a leitura. • 33% da população recebeu incentivo: 11% da mãe, 7% do professor.(...)

  1. ´Brasil é o 9º país mais desigual do Planeta em distribuição de renda. ´50% mais pobres sofreram retração de 3,5% nos rendimentos. 10% mais ricos tiveram crescimento de 6% nos rendimentos. ´De 2016 para cá o 1% dos mais ricos passaram a possuir a riqueza maior do que a dos 50% dos mais pobres no mundo e no Brasil. ´Foi anunciado semana passada que a taxação em 1% das 36 pessoas mais ricas do mundo acabariam com a fome no mundo.
  2. ´Migrantes, violentados, refugiados, traficados, sequestrados, desaparecidos, enfermos de HIV, enfermos endêmicos, toxicodependentes, idosos, prostituídos, “trabalhadores” infantis, mulheres pluri-vitimadas, desempregados, analfabetos tecnológicos, moradores na rua, indígenas, afroamericanos, agricultores sem terra e mineiros.

 

(Continua n próxima divulgação)

 

Fonte: Texto retirado dos slides da Diocese de Guaxupe/MG

 


  • visitas 410