PROFISSÃO TEMPORÁRIA DE IRMÃ MARIA LUCIA SANTOS DOS ANJOS
JUBILEUS DE 40 ANOS DE IRMÃ MARIA RODRIGUES FEITOSA E MIRIAN EVANGELISTA DAS GRAÇAS;
JUBILEU DE 30 ANOS DE IRMÃ CECÍLIA PINTO DE SOUZA , IRMÃ OSVALDINA LIMA DA SILVA
E NEIDEJANE LEITE DE FARIAS.
“No Senhor coloquei toda a minha confiança”, por isso cheguei até aqui.
No dia 06 de janeiro de 2017, nossas irmãs Maria, Mirian, Cecília, Osvaldina e Neidejane celebraram jubileus de Vida Religiosa Consagrada, juntamente com Irmã Maria Lucia Santos dos Anjos que professou seus primeiros votos.
Após um Mantra vocacional e contemplativo, nossas irmãs fizeram a entrada com suas velas acesas, como as virgens prudentes, entoando o Canto: “Deus te chamou para a vida, te chamou para o mundo. Hoje te chama de novo, para amar e servir”. Seguiram-nas as Irmãs do Governo Provincial e os sacerdotes: Frei Sebastião José Ramos dos Santos OFM (cap), que pregou o Retiro, e Padre Paulo (Diocesano) que preside para as irmãs do Colégio Santo Antônio todas as quintas feiras. O refrão deste canto é muito profundo e cada irmã sentiu-se novamente convidada a “lançar-se para as águas mais profundas, enfrentando os perigos do mar”, como reza o refrão.
Toda a Celebração foi muito significativa! Frei Sebastião priorizou a Profissão de Irmã Maria Lucia e muitas vezes convidou-a a viver na alegria do Evangelho e dos Conselhos Evangélicos. É preciso “aprender o caminho da vida”, diz ainda o refrão do canto e, Jesus dá a certeza que é companheiro e convida a profetizar.
Após o Evangelho e a homilia muito bem preparada por Frei Sebastião, este relembra o Batismo de Jesus e que Ele recebe oficialmente a investidura messiânica e inaugura a vida pública. E, começando o Rito da Profissão, Irmã Maria Lucia é chamada e responde “Aqui estou, Senhor”. Com este chamado, ela e todas as irmãs são aspergidas com a água batismal para lembrar que também fomos ungidas para profetizar.
Irmã Maria Lucia se prostra diante de Cristo e se coloca à disposição do Reino, enquanto se canta a Ladainha de todos os Santos.
Todos nós sabemos que viver a Consagração é um desafio. Discernir a vontade de Deus e perceber o que ele nos pede é muitas vezes algo obscuro. Precisamos constantemente escutar o Espírito que atua em nós. Neste sentido, todas nós invocamos o Espírito Santo para nós, para nossas jubilares e para a neo professa. Neste momento, Ir. Maria Lucia se aproxima do altar e lê a fórmula da Profissão que é assinada por ela, pela Coordenadora Provincial e pelos dois sacerdotes. A Irmã Provincial confirma que a partir deste momento ela é membro das Irmãs Franciscanas de Dillingen, com todos os direitos comuns. Entrega-lhe também o anel, símbolo da Aliança com Deus e seu povo e as Constituições que devem ajudá-la na realização de uma vida unida a Cristo, à comunidade e ao povo de Deus.
Prosseguiu-se com o Ofertório e cada jubilanda e professa trouxe um símbolo que animou sua caminhada até o momento presente. Umas explicaram os símbolos, outras deixaram o símbolo falar por si.
A assembleia estava composta de umas oitenta pessoas entre irmãs, parentes e amigos. Percebeu-se que era um grupo que realmente pertence à Igreja de Deus. Ao término da Santa Missa com a Bênção atribuída a São Francisco de Assis, tirada do Livro dos Números 6, 24-26, Irmã Sueli agradeceu a todas as pessoas presentes, agradeceu de modo muito especial o pregador de Retiro Frei Sebastião e Padre Paulo pela presença.
Irmã Sueli convidou a todos para uma confraternização no salão do Colégio Santo Antônio.
O Senhor nos acompanhou até aqui. A ele a nossa vida e missão!
Ir. Sueli Rubens Sendra