mosaico.jpg

 

IV - FRATERNIDADE SANTA MARIA DOS ANJOS

Aqui, nesta realidade, ao Norte do Espírito Santo, estão três de nossas irmãs, formando também uma comunidade de Pastoral. É a mais nova de nossas fraternidades e as irmãs atendem, juntamente com dois freis capuchinhos, 51 comunidades na área rural, além da Paróquia. A casa das irmãs situa-se na Rua Ayres Xavier da Penha, 220 – Eco´poranga/ES

As atividades também acontecem com bastante dinamismo, principalmente as Missões Populares, onde o povo, irmãs

e Missionários capuchinhos seguem pelas ruas, parando em casas que aceitam orações, e evangelizam pelo exemplo e pela Palavra.

As irmãs se dedicam de corpo e alma a esta realidade na Formação de Lideranças, acompanhamento da Pastoral do Batismo, Crisma e Eucaristia; na Liturgia; Pastoral do Idoso; Pastoral da Escuta; Celebrações nas Capelas que são divididas entre elas e os nossos irmãos Capuchinhos.

Uma das irmãs trabalha no Asilo da Cidade. Quando ela chega, todos os idosos a procuram e querem a presença dela, mesmo os acamados. Quando escutam sua voz, eles a chamam e querem dizer um bom dia! Como é gratificante servir este povo que recebe e traz alegria! Assim, o dia a dia de nossas irmãs é bem preenchido.

Viajam também para outras cidades onde fazem encontros com jovens e adultos. Visitam os acampados, levando-lhes a Palavra de Deus, palavras de esperança e conforto. Só a presença delas já traz alegria e esperança.

A Infância e Adolescência Missionária é uma Missão abraçada com carinho, empenho e responsabilidade por nossas irmãs que atuam nestas realidades onde crianças e adolescentes levam a sério sua missão de Evangelizadores.

V - CENTRO FRANCISCANO SÃO JOÃO

Este pedacinho do céu em Nova Friburgo/RJ foi doado às Irmãs Franciscanas de Dillingen por um casal de alemães, cujos dois filhos morreram ainda crianças. Queriam que ali fosse um lar de crianças durante 25 anos. Situa-se na Alameda Selma Geiser, 270 – Sítio São João.

Após 30 anos de acolhimento a crianças órfãs ou de pais desajustados, o Sitio São João teve outras funções. Foi Jardim de Infância, na época assim chamado, para crianças carentes.

Depois fizemos um trabalho social de reforço escolar em parceria com três escolas públicas de Nova Friburgo. Nós aceitávamos as 20 crianças de cada escola com maior índice de vulnerabilidade social e com dificuldades de aprendizagem. A Província remunerava professores para fazerem o reforço escolar durante duas horas e depois oferecíamos oficinas de educação musical e instrumental, dança e teatro, de acordo com a escolha da criança. Remunerávamos também transportes para buscar as crianças na Escola Pública e levá-las de volta.

Estas crianças tiveram um bom desempenho escolar após alguns meses no Centro Franciscano São João. Os professores das escolas públicas estavam bem contentes e elogiavam o trabalho ali realizado.

Infelizmente, com a catástrofe de 2011, na Região Serrana, grande parte da área do sítio foi afetada e destruída. Foram gastos uma grande quantia para recuperação da parte física. Hoje esta área bonita está se recuperando aos poucos com muito trabalho de plantio de árvores e recuperação de um dos lagos. Ainda tem sua beleza natural e é um lugar de descanso e recuperação das forças para as irmãs, na época das férias.

Atualmente, alguns grupos de jovens ou adultos têm procurado o Centro Franciscano para encontros ou retiros.


  • visitas 447