III – FRATERNIDADE BOM JESUS DO ARAGUAIA

Mosaico.jpg

Esta Fraternidade surgiu de um pedido de Dom Pedro Casaldáliga de tornar presente a simplicidade e o vigor franciscano em sua Prelazia. Convidou as Franciscanas de Dillingen para fundarem uma casa nesta realidade de vulnerabilidade social e carente de Deus.

Na época, D. Pedro era Bispo da Prelazia de São Felix do Araguaia/MT

Atentas aos sinais dos tempos e à manifestação do Espírito, nossa Província da Divina Providência auscultou os apelos de Deus através deste pedido de D. Pedro, hoje Bispo emérito de São Felix do Araguaia/MT.

A fraternidade teve início em 10 de março de 2005. E está situada na Avenida Brasil, 358, em Bom Jesus do Araguaia/MT.

Desde então, as irmãs têm trabalhado muito com a Pastoral da Criança, principalmente entre os acampados.

É uma realidade de muitos conflitos de terra e de muitos mártires na luta juntamente com os pobres da região. As irmãs que lá atuam formam uma comunidade intercongregacional. Duas Franciscanas de Dillingen e uma Franciscana de Siessen. Estas irmãs acompanham os assentados, ajudam na preparação da Liturgia com o povo. Vão às Capelas rurais distantes onde dão assistência, quando o padre não pode ir presidir a Celebração Eucarística.

As irmãs também são responsáveis pela Catequese de Crianças, adolescentes e adultos. Preparam os adolescentes e jovens para o Sacramento da Crisma. Colaboram na formação dos pais para o batismo. A Infância e Adolescência Missionária é bem estruturada e está sob a responsabilidade das irmãs e leigos formadores.

Neste ano, as irmãs também terão a responsabilidade da Pastoral do Idoso e do dízimo.

Irmã Margarida Palace, Franciscana de Siessen vai residir, a partir deste ano, em outra localidade, mas vem passar dias nesta nossa fraternidade para acompanhar o trabalho de missão nas áreas a ela confiadas.

Trabalho pelo Reino de Deus não falta. Se não formos presença de esperança, nossa missão não pode ser chamada de missão. Nossa missão estará contradizendo o projeto de Jesus, do qual também ousamos fazer nosso projeto de vida: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos; e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor” (Lc 4, 18-19)


  • visitas 715