São João Leonardi

São João LeonardiJoão Leonardi nasceu na Toscana, em 1541. Levou uma vida normal e mundana, trabalhando no ramo farmacêutico com o pai até os vinte e seis anos, quando este morreu. Resolveu então entregar sua vida à religião.

Mesmo adulto e tendo que começar os estudos do princípio mais elementar, João não se intimidou. Juntou-se aos meninos para aprender latim e, em seguida, aplicou-se à filosofia e à teologia. Em quatro anos pôde ser ordenado sacerdote. Juntou-se a outros padres e dedicou-se ao ensino das crianças, implantando uma educação voltada para os princípios cristãos. Nascia ali a Congregação dos Clérigos Regulares.

Em 1584 fez uma romaria ao santuário de Nossa Senhora de Loreto e, passando por Roma, travou conhecimento com os grandes religiosos da época, como os santos Filipe Neri, José Calasanz e Camilo de Lélis.

Os quatro, influenciados pelo Concílio de Trento, lutavam pela reforma eclesiástica da Itália e suas idéias floresceram em Leonardo.

Tendo conquistado a confiança do papa Clemente VIII, foi enviado por este para realizar diversas missões em seu nome, restaurando a disciplina religiosa em várias famílias, conventos e congregações.

Era um tempo de decadência de costumes e seu trabalho entusiasmado e atraente trouxe de volta os velhos princípios do verdadeiro cristianismo que se haviam perdido no dia-a-dia de muitos integrantes da Igreja.

Preocupado em assegurar um futuro de fé às crianças pagãs, instituiu, em parceria com o bispo espanhol Vives, uma congregação de jovens sacerdotes que se espalharam pelo mundo como missionários, pregando o catolicismo entre os infiéis.

Foi beatificado em 1861 e canonizado em 17 de abril de 1938.


  • visitas 163