Santa Beatriz

Santa BeatrizBeatriz da Silva Menezes era uma jovem bela, amável, inteligente e educada nas virtudes cristãs. Era devota da Imaculada Conceição, a quem tinha como sua padroeira. Recebeu a graça de uma aparição de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma ordem religiosa a ela dedicada.

Nasceu no ano de 1424, de nobre família portuguesa, filha de Rui Gomes da Silva e de Isabel de Menezes. Beatriz foi escolhida pela rainha de Castela para ser sua primeira dama de honra, cargo esse que aceitou de bom grado, apesar de achar que a vida no palácio não era compatível com seu jeito de ser e pensar.

Tratava-se de um ambiente de luxo e leviandade, mas que em momento nenhum a desviou do amor a Deus. Beatriz gostava do calor humano das pessoas que a rodeavam.

A rainha Isabel, porém, começou a cultivar uma grande inveja por aquela jovem que, por sua beleza, despertava a admiração de todos. Mandou que prendessem a jovem numa arca que lhe serviria de túmulo.

Mas, obrigada pelas circunstâncias, teve que soltá-la. E qual não foi sua surpresa quando viu que, depois de quatro dias, Beatriz ainda estava viva e muito bem de saúde.

Na verdade, a rainha acabou agraciando-a com o prazer da solidão. Segundo narrou depois, foram quatro dias de riquezas espirituais, meditações e visões. Inclusive foi, quando a Imaculada Conceição lhe pediu que fundasse a ordem em seu nome. Depois desse dia, Beatriz cobriu seu rosto com um véu branco por toda a vida.

Trinta anos se passaram até que Beatriz conseguiu realizar a missão que a Virgem Maria lhe confiara. Certo dia ela foi visitada por Isabel, filha da rainha. Ao saber dos seus planos de fundar a ordem, ofereceu o palácio, ao lado da igreja de Santa Fé, para que ali pudesse fazer surgir o primeiro mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição.

Beatriz levou consigo doze jovens. O dia 9 de agosto foi o dia escolhido para tomada de hábito de Beatriz e suas doze companheiras. Porém, dez dias antes Nossa Senhora lhe apareceu e comunicou-lhe de que ela morreria no dia de sua tomada de hábito.

Morreu feliz, pois sabia que tinha deixado na terra uma semente, recebida das mãos da Virgem Maria e que germinaria pelos séculos afora.


  • visitas 156