São Venceslau

São VenceslauO bondoso governante da Boêmia, Vratislau, antes de morrer, deixou como herdeiro do trono seu filho Venceslau. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois queria ela própria assumir o governo do país. Se não fosse possível, desejava entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe.

Venceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.

Mas antes que isso acontecesse, Draomira tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Entretanto, por sua maldade e impopularidade perante o povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do Rei Vratislau, elevando ao trono seu filho Venceslau.

Imediatamente, seguindo o conselho de sua avó, Venceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão irada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, morta enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.

Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho, impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Venceslau era um obstáculo difícil pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e simpatia do povo, que via nele um verdadeiro ídolo, um exemplo a ser seguido.

Dedicava-se aos mais pobres, aos encarcerados, a doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

A popularidade de Venceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que duelassem os dois, ao invés de entrarem em guerra, onde com certeza muitos inocentes morreriam. Quem vencesse ficaria com o poder.

No dia e hora marcados os adversários se encontraram no campo de batalha. Radislau imediatamente atacou, de lança em punho. Contam os registros, que adquirem um sabor de lenda ao narrar o duelo, que quando estava por ferir Venceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar.

Radislau caiu do cavalo e quando se levantou já era um homem modificado. Naquele momento pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Venceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabar com sua vida.

No dia 28 de setembro de 936, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos se banqueteavam, Venceslau se retirou à capela para rezar. Draomira sugeriu a Boleslau que seria aquele o melhor momento para pôr fim à vida do próprio filho. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.

Ambos, porém, não tiveram nem tempo de saborear o poder roubado de Venceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

Hungria, Polônia e Boêmia têm em São Venceslau seu protetor e padroeiro.


  • visitas 366