São José Cafasso

São José CafassoO título de padroeiro dos encarcerados e dos condenados à pena capital esclarece como viveu e ao que mais se dedicou o padre Cafasso. Suas visitas aos cárceres eram o consolo dos presos e sua figura se tornou a presença mais comum em todos os enforcamentos que eram realizados em sua cidade, Turim.

Era sempre o último companheiro de todos que seriam executados no cadafalso e, por isso, ficou conhecido entre o povo como o padre da forca. Era uma figura magra e encurvada devido a um defeito na coluna que o fazia ficar assim, mesmo nas horas em que não estava no confessionário. Morreu jovem, com quarenta e nove anos.

José Cafasso nasceu em Castelnuovo d’Asti, em 1811, quatro anos antes do conterrâneo São João Bosco, o apóstolo dos jovens. Ambos trabalharam em prol do povo, material e espiritualmente, no mesmo período.

Mas, enquanto João Bosco era eloqüente com os estudantes, um verdadeiro farol a iluminar os caminhos tormentosos da adolescência, Cafasso se dedicava à meditação e a ouvir seus fiéis em confissão, o que acabou levando-o aos cárceres e prisões. Estava determinado a ouvir os criminosos que queriam se confessar e depois consolá-los mesmo fora da confissão.

Padre Cafasso freqüentou o curso de teologia de Turim e ordenou-se aos vinte e dois anos. Formado, passou a dar aulas e acabou tendo João Bosco como aluno. Apoiou Bosco em todas as suas empreitadas, inclusive quando lotou a escola de jovens pobres de toda a região que não tinham dinheiro para educar-se.

Quando Bosco retirou a criançada e a levou para sua própria casa, em Valdocco, foi a ajuda financeira de seu mestre que tornou isso possível. Pouco antes de morrer, São José Cafasso deu todo o dinheiro que possuía a João Bosco.


  • visitas 386