Linha do Tempo

    • Nesse ano foram fechadas muitas casas na Alemanha pelo Regime Nazista. Por isso a direção da Congregação aceitou o convite do Bispo de Niterói/RJ, Dom José Alves. Em 19/04, seis irmãs aportaram no Porto do Rio de Janeiro às 13h. E, em 26/04/1937 chegaram ao Colégio Sagrado Coração de Jesus em Cabo Frio/RJ. As irmãs Missionárias partiram sob o lema: “SOLI DEO HONOR ET GLORIA” que fora a ancora que as encorajou diante da missão em terras desconhecidas.
      Em 05/06, elas iniciaram as aulas no Colégio Sagrado Coração de Jesus, orientação de um pequeno orfanato  e Catequese Paroquial, sem saber falar nem entender direito o português. As irmãs pioneiras foram:
      - M. Adelheid Stammler;
      - M. Liebharda Fischer;
      - M. Brunhilde Schneider;
      - M. Walgildes Eichberger;
      - M. Reisindis Mayer;
      - M. Raphaelis Köglmayer.

      Em 05/06, seis irmãs aportaram em Recife, chegando em Areia – Paraíba, Nordeste do Brasil em 09/06. Foram elas:
      - M. Floresia Kirscmayer;
      - M. Venantia Schmid;
      - M. Urbana Schörberl;
      - M. Iluminares Allger;
      - M. Ildefonsa Strauss ;
      - M. Trautlinde Frischholz.
       
      Em setembro chegaram as jovens para a profissão dos primeiros Votos: Raphaela Hitzler e Friedheide Späth.

      1937
    • Mais onze irmãs chegam da Alemanha para reforçar as atividades iniciadas no Brasil:

      Em 11/02, chegaram as irmãs: M. Nikasia Wolz e M. Marzella Schömig.

      Em 02/06, aportaram as irmãs:
      - M. Gertraud Goldhammer;
      - M. Reitrudis Kirchmayer;
      - M. Christholda Hübler;
      - M. Edith Kolb.

      Em 09/09, vieram as irmãs:
      - M. Adelwiga Linse;
      - M. Nepomucina Barnickel;
      - M. Raimunda Silberleiter;
      - M. Claudia Schmid;
      - M. Edelgard Klein.
                          
      Com a chegada de mais irmãs, foi possível fundar a primeira filial em Rio Bonito/RJ. Foram transferidas para a nova unidade as irmãs:
      - M. Nikasia Wolz;
      - M. Walgildes Eichberger;
      - M. Raphaelis Köglmayer;
      - M. Adelwiga Linse;
      - M. Claudia Schmidt;
      - M. Nepomucina Barnickel.

      1938
    • A Segunda Guerra Mundial interrompeu a comunicação com a Casa-Mãe até 1945, o que intensificou as dificuldades iniciais.

      1939
    • Por circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento das atividades educacionais em Rio Bonito/RJ, foram encerradas as atividades neste local. Na ocasião aceitou-se o convite dos frades franciscanos de São João de Meriti/RJ, onde foi possível abrir um imenso campo de trabalho educacional. Assim em 05/02, foi fundada a Fraternidade Santa Maria bem como a criação do Colégio Santa Maria. Eram seis irmãs:

      - M. Nikasia Wolz;
      - M. Walgildes Eichberger;
      - M. Raphaelis Köglmayer;
      - M. Willigis Bügler;
      - M. Claudia Schmid;
      - M. Nepomucina Barnickel.

      1940
    • O aniversário de 700 anos de existência de nossa Congregação coincidiu com o lançamento da pedra fundamental de uma nova fraternidade em Duque de Caxias/RJ. No dia 04/10, foi lançada a pedra fundamental da fraternidade Santo Antônio e a criação do Colégio Santo Antônio.

      1941
    • No dia 01/01, quatro irmãs deixaram Cabo Frio/RJ e iniciaram as atividades em Duque de Caxias/RJ. Irmãs Pioneiras em Duque de Caxias/RJ:    
      - M. Adelheid Stammler;
      - M. Liebharda Fischer;
      - M. Gertraud Goldhammer;
      - M. Adelwiga Linse.

      Ao final de janeiro chegaram as irmãs:
      - M. Floresia Kirchmayer;
      - M. Veridiana Ludwig;
      - M. Raimunda Silberleiter;
      - M. Edelgard Klein, que em 02/02 inauguraram o Colégio Santo Antônio.

      1942
    • Neste ano ingressou a primeira juvenista da Região Sul, mais tarde, como Irmã M. Francisca Schmitt, foi transferida para a Província do Nordeste.

      1943
    • As casas de nossa Congregação no Brasil se tornaram um comissariado com sede em Areia – Paraíba. Neste mesmo ano, as irmãs deixaram as atividades em Cabo Frio/RJ, sendo transferidas para Duque de Caxias/RJ.

      1947
    • Realizou-se em Areia a 1ª Vestição de cinco Postulantes: quatro do Nordeste e uma da região Sul. Nesse mesmo ano as casas do Sul do Brasil receberam um comissariado próprio, com sede em Duque de Caxias/RJ.

      1948
    • Fundou-se a Sociedade Franciscana da Divina Providência, “Sociedade Civil”, como mantenedora do Colégio Santa Maria e do Colégio Santo Antônio.

      1949
    • Em Duque de Caxias/RJ, realizou-se a primeira Vestição de cinco Postulantes.
      - Iracy Pires - Maria Cecília Pires;
      - Heliethe Clea Rangel - Maria Bernadette Rangel;
      - Catarina Monteiro Canário - Maria Carmem Monteiro;
      - Maria Inês Baptista;
      - Maria Rech – Maria Deodata Rech.

      1951
    • Em 23/02, foi fundada a 1ª filial na área de saúde em Presidente Getúlio/SC. As irmãs M. Christholda Hübler; M. Willigis Bügler; M. Uldalrika Pinkert e M. Eveline Biebl, formaram uma fraternidade no já existente Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora. Em 10/07, chega reforço para Presidente Getúlio: Irmãs M. Policarpa Demple e M. Emerita Beck.

      1952
    • Por circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento das atividades de saúde em Presidente Getúlio/SC, as irmãs aceitaram o convite para desenvolver estas atividades no Hospital de Caridade e Maternidade São José em Urubici/SC. Em 15/04, as Irmãs M. Christholda Hübler; M. Policarpa Demple; M. Emerita Beck e Catarina Monteiro Canário viajaram para Urubici/SC. Mais tarde seguem as irmãs: M. Uldalrika Pinkert; M. Willigis Bügler e M. Consumata Böhn.

      1955
    • Os dois Comissariados brasileiros foram unidos numa Província: “a Província Franciscana da Divina Providência” com sede em Duque de Caxias/RJ.

      1956
    • No dia 07/02, aceitou-se o trabalho num Orfanato em Uberlândia/MG – Casa da Divina Providência. Irmãs pioneiras: M. Walgildes Eichberger; M. Reisindis Mayer e M. Cecília Pires. Em 15/05, teve início o movimento para a construção do Colégio Santa Clara em Urubici/SC.

      1959
    • Em 16/01 iniciou-se a construção do Colégio Santa Clara em Urubici/SC.

      1960
    • Embora a construção estivesse inacabada, em dezembro as irmãs pioneiras formaram a Fraternidade Santa Clara: M. Christholda Hübler; M. Helene Cremer e M. Marion Steurer.

      1961
    • Em 01/03, iniciam-se as atividades escolares na Escola Santa Clara em Urubici/SC.

      1962
    • No dia 24/05, ocorreu o 1º óbito na Província da Divina Providência: Irmã M. Nikasia Wolz.

      1963
    • No dia 24/05,  as casas do Nordeste formaram uma Província Própria, Província Franciscana da Nossa Senhora Medianeira das Graças” com sede em Areia/PB.

      1964
    • No dia 06/02, fundou-se a Fraternidade Santa Elisabeth em Ipumirim/SC, tendo como finalidade Atividades Pastorais bem como, lecionar na Escola Estadual. Irmã M. Christholda Hübler juntamente com as jovens M. Helena de Souza; M. Celeste Biz e M. Adélia Heinzen, formaram a 1ª fraternidade nesta cidade.

      1966
    • No dia 27/02, a Província recebeu como herança de D. Selma Gaiser uma área com casa localizada no Sítio São João – Nova Friburgo/RJ, cuja casa de família, transformou-se num “Lar de Crianças Hans e Selma Gaiser. As Irmãs M. Marzella Schömig;  M. Walgildes Eichberger; M. Ângela Fernandes, formaram a 1ª Fraternidade São João.

      1968
    • Fundaram-se duas novas Sociedades filiadas à Sociedade Franciscana da Divina Providência: Lar de Crianças Hans e Selma Gaiser em Nova Friburgo/RJ e Sociedade Santa Clara em Urubici/SC.

      1969
    • No dia 27/02, aceitou-se uma nova atividade no Centro de Formação São Francisco de Assis em Mangueirinha/PR. A principal atividade consistia na orientação do Centro Caquético Paroquial onde eram administrados Cursos de Catequese em Regime de Internato. Irmãs pioneiras: M. Consumata Böhn e M. Aparecida Schmitz.

      1972
    • No dia 25/01, em Reunião de Assembleia Geral foi realizada a extinção da Sociedade Santa Clara, tornando-se o Colégio Santa Clara uma Filial da Sociedade Franciscana da Divina Providência.
      No dia 10/06, foram feitas as emendas da Reforma dos Estatutos da Sociedade Franciscana da Divina Providência.

      1974
    • Em 24/08, foi fundada uma Casa de Pastoral no Conjunto habitacional Luizote de Freitas em Uberlândia/MG. A Fraternidade Porciúncula foi formada pelas irmãs pioneiras: M. Luciana da Silva e M. Ângela Fernandes que desenvolveram o Trabalho de Catequese, Clube de Mães, Círculos Bíblicos, visita às famílias e apoio comunitário no Bairro. Ir. Luciana também deu aulas no Grupo Escolar para uma turma de 1º ano.

      1980
    • No dia 26/04, a Sociedade Franciscana da Divina Providência foi decretada de Utilidade Pública. Desta forma a Província foi contemplada com os benefícios inerentes ao Decreto, como Entidade de Fins Filantrópicos.

      Na data de 28/12, as irmãs encerraram as suas atividades no Centro de Formação São Francisco de Assis em Mangueirinha/PR.

      1982
    • No dia 13/03 foi inaugurada a Casa São Francisco, no Parque Analândia – São João de Meriti/RJ, tendo como finalidade a Formação da Juventude da Província e o trabalho inserido nos meios populares. Irmãs Pioneiras: M.  Luciana da Silva;  M. Michaela Haas M. Sonia Freire de Castro.

      1983
    • No dia 04/02, foi inaugurada a Casa Betânia em Pe. Bernardo/GO. Esta tinha a Pastoral da Diocese como objetivo principal. A Fraternidade Betânia foi composta pelas irmãs: M. Josefina Maioli, M. Marta Buratto e M. Ivani Bislin.

       

      No dia 05/02, foi inaugurada a Casa Maria de Nazaré em Guaratinga/BA. Com finalidade pastoral eclesial e social. A Fraternidade Maria de Nazaré foi formada pelas irmãs: M. Eleusa de Oliveira, M. Frieda Bogner e M. Fernanda de Freitas.

       

      No dia 17/02, foram aprovadas pelo Governo Geral as Diretrizes Provinciais.

      1984
    • Em 27/12, as irmãs encerraram as atividades pastorais em Ipumirim/SC.

      Em 17/06, a pedido de Fr. Eckart Hermann Höfling, a Província assumiu o trabalho da Creche Menino Jesus, anexa ao Centro Comunitário São José, Parque Lafaiete – Duque de Caxias/RJ. Ir. Luciana da Silva assumiu a administração desta Unidade.

      1985
    • No dia 07/02, foi iniciado um novo campo de atividade Pastoral com foco na Pastoral da Juventude, em Muzambinho/MG. A Fraternidade São Paulo foi formada pelas irmãs: M. Jacinta Bichling, M. Inês Garcia e M. Cecília Pinto.

      Em 08/02, foi assumido o trabalho de Coordenação das Atividades do Centro de Formação e Treinamento São José, na Diocese de Uruaçu/GO. A Fraternidade São José foi formada pelas irmãs: M. Michaela Haas, M. Bernadette Rangel e M. Ivani Bislin.

      No dia 20/09, foi inaugurada a Casa Santa Elisabeth, nova sede do Noviciado, no Parque Analândia – São João de Meriti/RJ. A Fraternidade Santa Elisabeth foi formada pelas irmãs: Claudia Schmid - Mestra, e o grupo de noviças de 2º ano de Noviciado: Ana Marcia Santana de Oliveira e Fernanda de Souza Teles. Grupo de noviças do 1º ano de noviciado: Veralucia de Assis, Vera Lucia Paulino e Salete Dacorégio.

      1987
    • Em 23/12, as irmãs encerram as atividades na cidade de Uruaçu/GO.
         
      Em 26/12, foram encerradas as atividades na Casa da Divina Providência em Uberlândia/MG.

      1988
    • Em 02/05, a Província inicia um novo desafio de trabalho com menores de rua, no Centro Comunitário do Menor (CECOM), em Belford Roxo/RJ. As irmãs M. Ivani Bislin e M. Auxiliadora Tavares acolheram a proposta e se lançaram com confiança ao novo desafio.

      Na data de 16/06/2011, o CECOM foi Transformado em Escola Franciscana Espaço Verde. Atendendo Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental I, em Tempo Integral.

      1989
    • No dia 01/02, As irmãs: M. Ivonete Ribeiro Sales, M. Zelia Stang e M. Fernanda Teles, formaram a Fraternidade Betânia em Mimoso/GO. Aqui as irmãs dedicaram-se a Educação e Pastorais Eclesiais.

      Em 02/02, as irmãs que trabalhavam no CECOM formaram a Fraternidade Dom Bosco no Parque Vitoria –Lote XV em Duque de Caxias/RJ. As irmãs M. Bernadette Rangel; M. Auxiliadora Tavares e Tania Maria Oliveira Ramos compuseram a nova fraternidade.

      Em 02/02, foi inaugurada a Fraternidade Menino Jesus, em anexo a Creche Menino Jesus. Esta fraternidade foi composta pelas irmãs M. Luciana da Silva; M. Claudia Back e M. Vera Lucia Paulino.

      No dia 02/02, as irmãs encerraram as atividades em Luizote de Freitas – Uberlândia/MG.

      Em 03/02, foi inaugurada a casa Porciúncula em Tupaciguara/MG, com finalidades Pastorais. A Fraternidade Porciúncula foi composta pelas irmãs: M. Elza Wiggers; M. Valdina Semiano e M. Inês dos Santos Garcia.

      1992
    • No dia 01/02, as irmãs M. Ivonete Ribeiro Sales, M. Zelia Stang e M. Fernanda Teles compõem a Fraternidade Betânia em Mimoso/GO. Aqui as irmãs assumiram as diversas pastorais da Paroquia bem como, horas-aula na Escola Estadual, cuja intenção era despertar os valores humanos e cristãos nas crianças e jovens.
         
      No dia 02/05/, foram encerradas as atividades em Muzambinho/MG.

      No dia 23/12, as irmãs encerraram as atividades pastorais em Tupaciguara/MG.
         
      No dia 30/12, encerraram-se as atividades de Formação na Casa São Francisco – Parque Analândia/RJ. Esta propriedade foi vendida em 1996.

      1993
    • Em 03/02, a Província iniciou um novo projeto junto aos Indígenas em Amambai/MS. As irmãs Elza Wiggers e M. Ivani Bislin formaram o Centro Franciscano Tupã-Sy. (Nome Indígena que significa Mãe de Deus).

      Na data de 29/10/2010, o Centro Franciscano Tupã-Sy foi desmembrado em: Escola Infantil Tupã-Sy – Aldeia Guarani Kaiowá – Zona Rural/MS e Fraternidade Mãe de Deus – Amambai/MS.

      1994
    • No dia 19/02 a pedido de Fr. Eckart Hermann Höfling, a Província assumiu o trabalhos de coordenação do Centro Comunitário São Francisco na Comunidade do Vidigal/RJ. As irmãs M. Aparecida Schmitz; M. Inês Garcia e M. Ana Marcia Santana de Oliveira, formaram a Fraternidade São Francisco.

      1995
    • No dia 01/02, as irmãs Frieda Bogner e Valdina Semiano formaram a Fraternidade Santa Maria dos Anjos em Arraial da Ajuda, Porto Seguro/BA.

      1997
    • Em 13/12, foram encerradas as atividades em Mimoso/GO.

      1999
    • Em 28/01, foi inaugurada a Fraternidade Paz e Bem em Belford Roxo/RJ, com a missão de acolher e cuidar de idosos advindos de área de vulnerabilidade social. As Irmãs: Ângela Fernandes, Bernadete Rangel, Júlia de Souza Andrade e Genesi Alves Braga, foram as pioneiras a abraçar este novo desafio.

      Em 31/05, deu-se inicio ao serviço de atenção ao idoso no Recanto Paz e Bem.

      Em 20/12, foram encerradas as atividades em Arraial da Ajuda – Porto Seguro/BA.

      2000
    • No dia 25/05/, o Governo Geral aprova as novas Diretrizes da Província da Divina Providência.

      2001
    • No dia 28/12, a Fraternidade Santa Clara uniu-se a Fraternidade São José, fixando residência na Fraternidade São José em Urubici/SC.

      2002
    • Em 10/03, as irmãs: Olga Biss e Maria de Fatima Petri formaram a Fraternidade Bom Jesus do Araguaia. A pedido de Dom Pedro Casaldáliga, elas iniciaram as atividades pastorais na Prelazia de São Felix do Araguaia/MT.

      2005
    • Em 10/08, foi criado o Instituto Religioso das Franciscanas de Dillingen do Rio de Janeiro – IRFD/RJ. A Associação Franciscana da Divina Providência – Área de Educação; a Associação Franciscana São José de Urubici – Área de Saúde; o Recanto Paz e Bem – Área de Assistência Social; tornaram-se Unidades vinculadas ao IRFD/RJ.

      2010
    • No dia 14/11, foi criado o Instituto de Proteção Social Paz e Bem – IPSPB, tornando-se assim a Unidade responsável na Área de Assistência Social.

      2011
    • Em 02/11, foi fundada a Fraternidade Santa Maria dos Anjos em Ecoporanga/ES. As Irmãs: M. Angelica Semiano, M. Helena de Sousa e Maria Rodrigues Feitosa, formaram a nova fraternidade com finalidade Pastoral Eclesial e Social.

      2012
    • No dia 29/01, as irmãs: M. Lucia Gilson e M. Mirian Evangelista das Graças reabriram a Fraternidade Santa Clara em Urubici/SC.

      No dia 18/02, a Fraternidade São José encerrou suas atividades na cidade de Urubici/SC.

      No dia 09/09/2013, as Irmãs Franciscanas de Dillingen transferem a responsabilidade da mantença da Associação Franciscana São José de Urubici mantida do Hospital São José de Urubici, para a Mitra Diocesana de Lages/SC.

      2013
    • Em 04 de dezembro de 2015, foram encerradas nossas atividades em Bom Jesus do Araguaia -  Mato Gorsso.

      2015