Nossa Senhora De Fátima

Nossa Senhora De FátimaO ano de 1917 ficou marcado por símbolos de paz. O mundo não só respirou aliviado com o final da Primeira Guerra Mundial, como recebeu dos céus uma bênção: a aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.

Foram três humildes pastores, filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas, os mensageiros escolhidos pela Mãe. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos e os primos Francisco e Jacinta, sete e oito anos respectivamente. Os três eram analfabetos.

Contam as crianças que brincavam enquanto as ovelhas pastavam. Ao meio-dia, rezaram o terço. Porém, rezaram à moda deles, de forma rápida para poder voltar a brincar logo. Ao invés de recitar as orações completas, apenas diziam o nome delas: Ave Maria, Santa Maria etc.

Ao voltar para as brincadeiras depararam com uma mulher pairando acima de uma árvore não muito alta. Assustados, Jacinta e Francisco apenas ouvem a Senhora conversando com Lúcia.

Ela pede que os pequenos rezem o terço inteirinho e que venham àquele mesmo local todo dia 13 de cada mês, desaparecendo em seguida. O encontro acontece pelos sete meses seguintes.

As crianças mudam radicalmente. Passam a rezar e a fazer sacrifícios diários. Relatam aos pais e autoridades religiosas o que se passou. Logo, uma multidão começa a acompanhar o encontro das crianças com Nossa Senhora.

As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. É de se notar que Portugal vivia, na época, uma crise política terrível e as manifestações de cunho religioso estavam proibidas.

A pressão das autoridades sobre os meninos era intensa, pois somente eles viam a Mãe e depois contavam as mensagens recebidas, inclusive previsões para o futuro. Estas foram reveladas nos anos seguintes e, uma delas, o chamado terceiro segredo, somente há muito pouco tempo, provocando o surgimento de especulações e histórias fantásticas sobre seu conteúdo. Agora divulgado ao mundo, soube-se que previa o atentado contra o Papa João Paulo II.

Mas, na época, muita gente duvidava das visões das crianças. As aparições só começaram a ser reconhecidas oficialmente pela Igreja na última delas, em 13 de outubro, quando sinais extraordinários e impressionantes foram vistos por todos no céu, principalmente no disco solar.

Poucos anos depois os primos Francisco e Jacinta morreram. Lúcia tornou-se religiosa e permaneceu sem contato com o mundo por anos e anos.


  • visitas 119