São Lázaro De Betânia

São Lázaro De BetâniaLázaro ocupa um lugar privilegiado no Evangelho, visto que foi protagonista de um dos maiores milagres de Jesus. Era irmão de Marta e Maria e sua casa era uma propriedade agrícola em Betânia, próximo a Jerusalém, na qual o Messias se refugiava vez por outra para descansar. Mas são várias as passagens que citam seu nome nas sagradas escrituras.

Mesmo em vida, Lázaro era respeitadíssimo na comunidade hebraica, pois sua família era de origem nobre, conhecida pela honestidade e religiosidade. Não se sabe quando se iniciaram os contatos de Lázaro com Jesus, mas acredita-se que ele tenha sido um dos Seus primeiros discípulos. O certo é que, segundo o próprio Evangelho, era o melhor amigo dele.

Por isso, Jesus foi chamado pelas irmãs quando de sua morte, após grave e fatal doença. Porém, Jesus só chegou a Betânia quando Lázaro já estava sepultado havia quatro dias, pois viera da Galiléia, a cem quilômetros de distância, e parecia indiferente ao falecimento do amigo e discípulo. Chegou a dizer que Lázaro estava apenas dormindo e que o despertaria.

Quando chegou à casa de Marta e Maria, estas lhe disseram que havia chegado tarde demais. Foi então que Jesus proferiu a frase que ficaria famosa: "Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morto, viverá. E quem vive e crê em mim, jamais morrerá".

Ao ser levado ao sepulcro, Jesus chorou, demonstrando o quanto amava Lázaro. Mandou que abrissem o sepulcro. O morto estava enrolado em faixas, como era o costume da época.

O Messias, então, ordenou: "Lázaro, vem para fora". E foi ainda com as faixas do sepultamento que o discípulo saiu, com as mãos e pés atados e tendo um sudário sobre o rosto.

"Desatai-o e deixai-o andar", disse Jesus. E assim foi feito.

Após o banquete que Lázaro e suas irmãs ofereceram a Jesus dias depois, a Bíblia silencia sobre os três e sua casa. Mas a tradição conta que continuaram a abrigar cristãos.

Pode ser lenda, mas há também relatos orais que dizem de Lázaro ter sido bispo e mártir na ilha de Chipre. Outros apontam que ele teria ido para a França e se tornado o primeiro bispo de Marselha, onde também as irmãs teriam construído uma residência para virgens.


  • visitas 156