Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora AparecidaNão bastasse ser um dos maiores países católicos do planeta, o Brasil tem também um dos maiores centros de peregrinação em todo o mundo. Talvez, o maior.

Trata-se, é claro, do santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo. A cidade foi batizada com o nome da Senhora, mas o Brasil inteiro também recebeu sua bênção desde o nascimento, graças aos descobridores e colonizadores que a tinham como advogada junto a Deus nas desventuras das expedições.

A fé na Virgem cresceu com os séculos e a confiança não esmoreceu.

Em 1717, quando da visita do governador a Guaratinguetá, foi ordenado aos pescadores que recolhessem do rio Paraíba a maior quantidade possível de peixes, para que toda a comitiva pudesse ser alimentada e brindada com uma grande recepção.

Todos se lançaram às águas com suas redes. Três deles, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, partiram juntos com suas canoas e juntos também lançaram as redes por horas e horas, sem pegar um único peixe.

De repente, na rede de João Alves apareceu o corpo da santa. Outra lançada de rede, e a cabeça da imagem vem também para bordo. A partir daí, os três pescaram tanto que quase afundaram por causa do peso dos peixes.

A novidade se espalhou e a santa ficou na casa de João por anos e anos. Mas era tanta a procura por ela, que acabou-se construindo primeiro um oratório, depois uma pequena capela que foi seguida de capelas cada vez maiores.

Em 1888 benzeu-se o primeiro templo que existe até hoje, conhecido como “Basílica Velha”. Sempre foi um centro de peregrinação, inicialmente da população local.

A primeira grande peregrinação "de fora", oficial e historicamente registrada, aconteceu em 1900. Eram mil e duzentos peregrinos viajando de trem desde São Paulo, liderados por seu bispo. Hoje, são milhões de peregrinos vindos, diariamente, de todos os estados do País e de várias outras nações católicas.

A atual basílica foi consagrada pessoalmente pelo papa João Paulo II, em 1980, quando de sua primeira visita ao país.

Reflexo do amor do nosso povo por Maria, em 1904 a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como "Rainha do Brasil", com todo o apoio popular. A coroa foi oferecida pela princesa Isabel.

Foi também por aclamação popular, e a pedido dos bispos brasileiros, que em 1930 o papa Pio XI proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida a padroeira oficial do Brasil.


  • visitas 9