São Caetano e Beatos Agatângelo E Cassiano

São Caetano e Beatos Agatângelo E CassianoCaetano de Thiene nasceu em Vicência, na Itália, no ano de 1480. Filho de família nobre, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes.

Uma de suas primeiras funções na Igreja foi o de secretário particular do papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos com quem muito aprendeu.

Mas a principal virtude que Caetano cultivava era analisar muito bem antes de reprovar o mal alheio. Caetano tinha também grande preocupação, a reforma da vida e dos costumes dentro da Igreja. Ele tinha uma motivação que sempre o acompanhava: “Cristo espera e ninguém se mexe”.

Aos trinta e seis anos celebrou sua primeira missa na paróquia de Santa Maria de Malo, perto de Vicência.

Quando chegou a Roma, em 1524, na companhia do bispo João Pedro Carafa, de Bonifácio Colli e Paulo Consiglieri, não perdeu tempo pregando reformas. Ele mesmo as realizou, criando a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero.

Quando, nesse mesmo ano, o papa Clemente VII aprovou a congregação, Caetano renunciou a todos os seus bens para dedicar-se única e exclusivamente à vida comum.

Inicialmente, os seguidores eram somente quatro, depois de quatro anos eram doze e esse número se desdobrava em muitos quando se tratava de anunciar a palavra de Deus às grandes massas.

São Caetano morreu em Nápoles no ano de 1547, aos sessenta e sete anos, após uma vida de muito trabalho e sofrimento.

Foi canonizado em1671.

Beatos Agatângelo E CassianoAgatângelo Noury nasceu em Tours, na França, em 1598. Abraçou a vida religiosa em 1619, entrando na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Dedicou toda a sua vida às Missões. Foi superior da Missão no Cairo, onde muito trabalhou pela união dos coptas com a igreja de Roma. Em 1637 foi superior da nova Missão na Etiópia, tendo como colaborador Cassiano Lopez Neto, nascido em Nantes, em 1607. Cassiano Professara na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1623. Ambos, após poucos meses de atividade na missão, foram presos pelos abissínios e coroaram o seu apostolado com o martírio na cidade de Gondar, aos 7 de agosto de 1638. Foram beatificados pelo Papa Pio X.


  • visitas 25