Santa Lídia

Santa LídiaQuando os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas chegaram a Filipos, na Macedônia, nem imaginavam que ali encontrariam uma mulher de nome Lídia, que seria de grande valor em sua missão.

Lídia era nascida na cidade de Tiatira, na Ásia. Quando da missão dos apóstolos em sua região, ela hospedou em sua casa os missionários de Cristo. Com isso, estaria dando o decisivo passo para que fosse fundada a primeira igreja católica na Europa.
Paulo e seus companheiros teriam que ficar na cidade até o sábado, pois tinham que esperar por outros correligionários na beira de um rio, onde presumiram que seria também um bom lugar para se reunir em oração.

São Lucas narra nos atos dos apóstolos que, ao procurarem o lugar ideal para suas preces, depararam com um grupo de mulheres. Entre elas estava Lídia, negociante de púrpura, que abriu seu coração às palavras de Paulo.

Já como cristã conseguiu converter e batizar toda sua família através do seu testemunho. Essa, com certeza, foi a primeira e grande conquista dos missionários de Cristo em solo europeu.

Lídia sempre foi uma comerciante de muito sucesso, mas abriu mão de tudo para, junto de outras mulheres, levar para dentro dos lares a palavra de Deus, difundindo assim a boa nova de Cristo entre seu povo.

A importância de Lídia foi tão grande no trabalho de levar para a Europa a palavra de Deus, que cativou o apóstolo Paulo, criando assim um grande e comovente laço de amizade e ternura entre eles.

Não existem informações exatas a respeito do culto de Santa Lídia, porém seus atos são sinais evidentes de sua santidade.


  • visitas 4