São João Gualberto e São João Jones e São João Wall

São João Gualberto e São João Jones e São João WallJoão Gualberto trocou o sabor amargo da vingança pelo doce sabor do perdão. Assim, descobriu a paz de espírito que o conduziu definitivamente a Deus.

Pode parecer simples, mas não para um cavaleiro acostumado às batalhas e que buscou esse momento de vingança durante anos.

João nasceu em Florença, nos meados da passagem do primeiro para o segundo milênio. A vingança que buscava era contra o assassino de seu irmão. Por muito tempo buscou encontrá-lo, o que finalmente ocorreu.

Cruzaram-se num lugar deserto e solitário. João Gualberto empunhou imediatamente sua espada, mas o adversário, desarmado, abriu os braços e caiu de joelhos implorando perdão e clemência em nome de Jesus.

Contam os biógrafos do santo que, ao ver no chão projetada a sombra do assassino, em forma de cruz, e tendo ouvido seu pedido em nome do Senhor, João jogou a espada e abraçou o inimigo.

No mesmo instante procurou a igreja de São Miniato e, aos pés do altar, ajoelhou-se diante do crucifixo. Segundo a tradição, lá da cruz o Cristo lhe "acenou com a cabeça positivamente", aprovando seu ato. Uma grande paz invadiu sua alma e João Gualberto abandonou o mundo, entrando para um convento beneditino.

Mas, mesmo uma alma em paz não consegue aceitar a injustiça sem rebelar-se. E foi assim que, em pouco tempo, João se rebelava contra a corrupção instalada pelo abade do mosteiro e o bispo de Florença.

Denunciou-os e combateu-os, mas foram tantas as ameaças contra sua vida que o santo retirou-se para as selvas dos Montes Apeninos. Escolheu uma pequena montanha sobre o verde Vale do Arno, chamada Vallombrosa, que se tornaria famosíssima pelos séculos seguintes, graças ao mosteiro que João ergueu ali.

Era uma casa rústica, de madeira e cal, mas que começou a atrair dezenas de jovens que buscavam sua orientação, graças à fama da santidade do monge. Dali espalharam-se missionários, regidos pelas regras da ordem beneditina reformada, que evangelizaram primeiro em Florença, depois em várias outras cidades da Itália.

Em Florença, até as "chaves do tesouro e do sigilo da república" foram deixadas com os monges de João, tamanha era a confiança que inspiravam.

São João Gualberto morreu em 1073, depois de receber a visita do Papa Leão XI, que realizou uma penosa e longa viagem só para vê-lo.

São João Jones e São João WallJoão Jones nascido na Inglaterra e professo entre os Frades Menores, viu-se obrigado a exilar-se na França e aí foi ordenado sacerdote. Depois de uma breve estadia em Roma, regressou à Pátria e exerceu clandestinamente em Londres o Ministério Sacerdotal. Preso e encarcerado, padeceu duros tormentos, até que aos 12 de julho foi enforcado. João Wall nasceu na Inglaterra, mas, ordenado sacerdote na França, entrou na Ordem dos Frades Menores. Tendo voltado à Pátria, exerceu por 22 anos o ministério sacerdotal, disfarçado com outro nome. Preso pelos inimigos, sofreu ásperas torturas no cárcere e, condenado à pena capital, foi morto a 22 de agosto de 1679.


  • visitas 5