São Norberto

São NorbertoNorberto nasceu por volta de 1080, em Xauten, na Alemanha. De família nobre, podia escolher entre a carreira militar e a religiosa. Norberto escolheu a segunda, mas buscou apenas prazeres e luxos, como faziam muitos nobres da Europa.

Circulava em altas rodas, vestindo riquíssimas roupas da moda, dedicava-se a caçadas e jogos amorosos, até que um dia foi atingido por um raio, quando cavalgava no bosque.

Seu cavalo morreu e, quando o jovem nobre despertou do desmaio, entendeu o acontecido como um presságio e uma conversa com Deus. Uma voz dizia para que ele abandonasse a vida mundana e praticasse a virtude para salvar sua alma.

A partir desse instante abandonou família, amigos, posses e a vida das aventuras amorosas, e passou a percorrer na solidão, com os pés descalços e roupa de penitente, os caminhos da Alemanha, Bélgica e França.

Para aprimorar o dom da pregação, completou os estudos teológicos no mosteiro de Siegburgo e ordenou-se padre.

Talvez envergonhado pelo passado, empreendeu a luta por reformas na Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres no interior do cristianismo. Foi muito contestado, principalmente pelo próprio clero, mas conseguiu o apoio do papa e seu trabalho prosperou.

Quando as reformas estavam já implantadas e em andamento, retirou-se para a solidão e fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, também conhecida como a dos Monges Brancos. A principal regra da nova ordem era fazer com que os sacerdotes vivessem sua vida apostólica com a disciplina e a dedicação dos monges, uma concepção de vida religiosa revolucionária para a época.

Mas não encerrou aí seu trabalho, pois não gostava de ficar preso a um mosteiro. Continuou suas andanças de pregador ambulante.

Em 1126 foi nomeado Arcebispo de Magdeburgo, lutando contra o cisma que ameaçava dividir a Igreja naquele tempo. Ao lado de São Bernardo, São Norberto é considerado um dos maiores reformadores eclesiásticos do século XII.

Faleceu aos cinqüenta e quatro anos. Hoje existem no mundo todo cerca de mil e duzentos monges da Ordem de São Norberto.


  • visitas 19